quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Goleiro brasileiro do Valencia completa cinco meses de recuperação após cirurgia no joelho

Quem acompanha a rotina de treinamentos de Diego Alves não imagina que há exatos cinco meses o goleiro do Valencia passava por cirurgia para corrigir lesões no joelho direito. Operado pelo especialista Rodrigo Lasmar, médico do Atlético-MG e da Seleção Brasileira, o atleta precisou reparar menisco, ligamento cruzado e ligamento colateral medial após lesão sofrida no último jogo da Liga da Espanha na temporada 2014/15. O prazo de recuperação está estimado em oito meses.

Para chegar ao estágio atual, sem dores ou restrições de movimentos, Diego Alves precisou passar por vários turnos diários de exercícios fisioterápicos e físicos desde o dia 29 de maio, quando deixou sala de cirurgia do hospital em Belo Horizonte. Desde lá, mantém programação rígida e disciplinada.
``Eu só descansava no domingo. Passei muito tempo na clínica. O começo da recuperação é fundamental´´, lembra Diego.

O primeiro estágio foi realizado no Brasil. Quase 30 dias em Ribeirão Preto, onde tem casa, sem colocar o pé no chão e indo pela manhã e à tarde a clínica de fisioterapia, referência entre atletas. Acompanhado de perto pelo fisioterapeuta Alexandre Collucci, Diego chegava a passar cinco horas no local. Tudo era reportado a Lasmar e ao departamento médico do Valencia, através de relatórios com fotos e vídeos.

``Eu queria aproveitar o trabalho do Collucci, que é muito bom. Isso é importante dizer também, os profissionais de fisioterapia trabalham tanto quanto os atletas que estão em recuperação. Eles não têm dia nem horário, estão sempre à disposição. Vale esse destaque e agradecimento a todos´´, explica Diego Alves.

``Os primeiros dias foram difíceis porque sentia muita dor. A cada movimento que eu fazia, doía o joelho. Tive que me adaptar. É ruim ter que ficar o tempo todo sentado. Minha família me ajudou muito, minha esposa, meus pais, meu irmão, meu cunhado. E ainda estão ajudando. Tenho dois filhos pequenos, eles gostam de brincar o tempo todo. E eu não podia. Foi complicado. Mas cada dia a mais era um dia a menos na recuperação. Meus amigos também foram importantes. Como eu não podia sair, a casa ficava sempre cheia´´, conta.

A torcida acompanhava o processo com ansiedade. As perguntas nas redes sociais pela situação de um dos seus capitães motivaram o departamento de comunicação do Valencia a produzir um vídeo de saudação quando do retorno do camisa 1 à Espanha. O material publicado no site oficial do clube traz imagens dos bastidores do tratamento e um depoimento do brasileiro: “Olá a todos, já estou em Valencia para continuar minha recuperação. Queria agradecer pelas mensagens de ânimo que me enviaram. Nos vemos no Mestalla (estádio). Um abraço”.

Aos poucos, o recordista da Liga da Espanha em defesas de pênaltis ganhou confiança. Com a musculatura mais forte e sem se descuidar do peso, seguiu com as atividades no clube e complementava em casa. Videogame, jogos na tevê e programas com a família ocupam a agenda e fazem o tempo passar mais rápido.

``Estou atento a todos os detalhes. Cheguei a fazer dieta, porque fiquei um tempo sem poder fazer exercícios aeróbicos que me ajudassem a manter a forma, então tive que compensar com esse cuidado na alimentação. Hoje estou bem perto do meu peso ideal e me sinto melhor a cada nova etapa. Não posso ter pressa. Meu principal objetivo no momento é voltar em condições plenas de realizar o meu trabalho. A cirurgia foi considerada um sucesso, a recuperação vem caminhando bem e logo estarei no campo novamente. Sem pular etapas. Assim como venho fazendo há cinco meses´´, finaliza.

O próximo estágio é ir para o gramado de luvas e chuteiras, o que deve acontecer em duas semanas. O departamento médico do clube ainda não trabalha publicamente com datas definitivas, mas, ao que tudo indica, até fevereiro Diego Alves estará defendendo a meta do Valencia novamente.


Fonte: Baltoro

Nenhum comentário: