quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ituano desafia Inter em Porto Alegre pela Copa do Brasil

O Ituano disputou competição nacional a primeira vez em 1993. Mas na primira fase o grupo só tinha clubes paulistas. Somente no ano seguinte, o Galo de Itu saiu de São Paulo para jogo oficial. Nesta quinta-feira (20/8) vai atuar no Rio Grande do Sul pela sexta vez em 15 anos, quando enfrentará o Internacional, no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Jogou em Santa Maria em 2000, pela Série C, duas vezes em Quero Queros, contra o Rio Grande do Sul, em 2003, no ano passado em Pelotas, na disputa da Série D, e uma vez em Porto Alegre, justamente no estádio Beira Rio, antes da reforma, contra o Grêmio na Série B de 2005.

No atual elenco do Ituano, um atleta conhece o Internacional e o Beira Rio.

``Já tive a oportunidade de treinar lá. Então não vai ser muito difícil a adaptação. O futebol gaúcho não é diferente. Eu acredito que Inter e Grêmio têm aquela coisa de superação, força e garra. De demonstrar amor maior pela torcida. Mas isso está dentro de cada jogador. Aqui também tem jogadores com esse espírito e vamos brigar de igual para igual´´, explicou o volante Jonatan Lima, que em 2013 esteve emprestado ao Internacional.

Baiano de Salvador, ele foi revelado na base do Corinthians. Jonatan Lima chegou ao Ituano no início da temporada e já marcou dois gols em 14 jogos. No elenco tem dois jogadores gaúchos. O zagueiro Renato, de Santo Augusto, e o capitão Cristian, de Uruguaiana, herói do título paulista de 2014.

Para esta primeira partida contra o Internacional, o técnico Tarcísio Pugliese deve fazer apenas uma alteração com o retorno do lateral Dick, que foi poupado no sábado contra o Paulista. Como o reserva Pacheco entrou bem e fez assistência no primeiro gol, Dick prefere ser cauteloso.

``Voltar, eu não sei se volto. Quer dizer, eu volto a jogar, mas a gente tem o Pacheco, que é bom lateral. E sempre quando precisa, ele está nos ajudando. É opção do Tarcísio. Venho fazendo o meu trabalho, respeitando o Pacheco. Agora é esperar´´, falou Dick.

O que não muda é o jeito do Ituano jogar.

``É a mesma sequência e a mesma forma de trabalhar. A gente vai dar sequência naquilo que já vinha sendo feito. É jogo difícil contra adversário de altíssimo nível. A gente vem se preparando há algum tempo para esse jogo. Vamos manter o mesmo modelo de jogo e equipe que vem jogando. Seria até descabido fazer qualquer tipo de alteração nesse momento que a equipe vem bem, em momento muito legal e conseguindo fazer bons jogos´´, justificou o técnico Tarcísio Pugliese.

O Ituano vem de quatro vitórias seguidas na Copa Paulista.

Na Copa do Brasil, o Ituano eliminou Joinville, Portuguesa e Goiás, fazendo sempre o primeiro jogo no estádio Novelli Júnior, em Itu. Desta vez fará a primeira partida fora de casa.

``Começamos fazendo o primeiro jogo dentro de casa. Diante do nosso torcedor, jogar em casa sempre é bom. Mas agora é diferente. Foi sorteio. Vamos jogar esse primeiro jogo no Beira Rio. Temos que respeitar o Inter porque é o grande favorito desse jogo. Mas vamos lá fazer o nosso trabalho´´, explicou Dick que fará sua 40ª partida pelo Ituano.

``Não vejo preocupação. A gente tem que utilizar bem o fato de termos o segundo jogo dentro de casa, que de modo geral sempre é tido como a melhor situação. Independente do que aconteça tem situações positivas e negativas. Tanto de se fazer o primeiro fora ou em casa. Tem coisas boas e coisas ruins. Então é tentar se apegar as coisas boas de se fazer o segundo jogo dentro de casa´´, analisou Tarcísio Pugliese, que está um ano no comando do Ituano.

``Independente de jogar em casa ou fora, eu vejo oportunidade para o Ituano. Não é de agora que na Copa do Brasil tem  equipes consideradas menores chegando na fase final. Acredito que estamos aqui pelo trabalho que fizemos. Não de agora, mas de algum tempo atrás. O favoritismo fica para a equipe grande. Mas o favoritismo acaba quando entrarmos em campo. Vamos em busca da classificação´´, finalizou Jonatan Lima.









Fonte: assessoria de imprensa do Ituano

Nenhum comentário: