segunda-feira, 28 de julho de 2014

Amaral, o popular Zé do Caixão, símbolo da raça no Palmeiras e Fiorentina

O ex-volante Amaral, 41 anos, matou a saudade de duas das equipes onde fez sucesso e deixou o seu nome gravado na história com títulos. Na tarde desta segunda-feira (28/7), o jogador teve contato com o elenco da italiana Fiorentina, antes do treino na Academia de Futebol. Ele foi reverenciado pelos estrangeiros e não escondeu que, apesar do carinho que tem pelas duas camisas, a sua torcida para o confronto desta quarta-feira (30), válido pela Copa EuroAmericana, no Estádio do Pacaembu, às 21h50, vai para o lado alviverde.

``Eu vim visitar o pessoal, tenho vários amigos. Eu tenho história na Fiorentina. Fui campeão em 2001 pela Copa da Itália. Muitas pessoas mudaram, mas os dois roupeiros eu conheço. É legal, foi bacana rever os companheiros. Apesar de eles estarem aqui na minha casa. A minha grande história no futebol foi no Palmeiras, mas eu fiquei até surpreso com o carinho do pessoal (da Fiorentina) comigo´´, disse Amaral.

Com a camisa palmeirense, Amaral foi um dos destaques do time campeão paulista em 1993, que quebrou o jejum de 16 anos sem títulos. Além desse, o ex-volante faturou o bicampeonato do Paulistão em 1994 e outro título estadual em 1996. Ele ainda levantou duas vezes o troféu do Campeonato Brasileiro, 1993 e 1994, além do Torneio Rio-São Paulo em 1994.

Antes de a Fiorentina iniciar o treinamento, Amaral teve conversa amistosa com o atacante alemão Mario Gomez, principal destaque do conjunto e autor do gol na vitória, por 1x0, sobre o Estudiantes (Argentina), no último sábado (26), na estreia nesta Copa EuroAmericana.

``Nós conversamos em italiano. Ele falou que eu fui grande jogador da Fiorentina. Realmente eu não o conhecia. Até perguntei se ele era italiano, ele me falou que era tedesco (alemão). Foi um papo legal. Só que ele não falou do Brasil não, ainda bem´´, brincou Amaral, referindo-se à goleada na semifinal da Copa do Mundo, sofrida pelo Brasil contra a seleção alemã.

Questionado sobre para quem irá a sua torcida no confronto, o ex-volante não ficou em cima do muro. Não arriscou um placar, mas disse que espera uma vitória do alviverde.

``Acho que eu vou lá no Pacaembu. Espero que o Palmeiras possa fazer boa apresentação e consiga vencer, pois esse jogo é importante para que o Palmeiras consiga ter uma sequência de bons jogos´´, avalia.

Pontuação atualizada da Copa EuroAmericana: Europa 4 x 1 Américas.

Cada jogo vale um ponto. Veja a relação a seguir:

20/07: Junior Barranquilla (Colômbia) 0 x 1 Monaco (França)
23/07: Atlético Nacional (Colômbia) 2 x 4 Monaco (França)
26/07: Estudiantes (Argentina) 0 x 1 Fiorentina (Itália)
26/07: Alianza Lima (Peru) 2 (9) x (8) 2 Valencia (Espanha)
27/07: San Jose Earthquakes (EUA) 0 (3) x 0 (4) Atlético de Madrid (Espanha)
29/07: Universidad Católica (Chile) x Valencia (Espanha), 21h
30/07: América (México) x Atlético de Madrid (Espanha), 19h
30/07: Palmeiras (Brasil) x Fiorentina (Itália), 21h50
02/08: Universitário (Peru) x Fiorentina (Itália), 19h

Formato da competição - O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa EuroAmericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concede um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6 x 2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.

O vencedor de cada duelo recebe uma placa oficial em homenagem ao sucesso alcançado naquela disputa. Ao final do torneio, a confederação de futebol do continente vencedor receberá o troféu ‘James Hogg’, cujo nome foi inspirado em um dos introdutores do esporte bretão nas Américas. A taça foi especialmente desenhada para a Copa EuroAmericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana.

Criada em 2013, a Copa EuroAmericana reuniu, naquela ocasião, três equipes europeias (Atlético de Madrid e Sevilla, da Espanha, e Porto, de Portugal) e oito da América do Sul (Estudiantes de La Plata, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, Millonarios e Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, Deportivo Anzoatégui, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai). A disputa aconteceu entre 20 de julho e 4 de agosto, e todos os jogos foram realizados na América do Sul.

Além de Palmeiras e Fiorentina, disputam a segunda edição da Copa EuroAmericana os seguintes times: Atlético de Madrid (atual campeão espanhol), Monaco, Valencia (Espanha), América (México), Junior de Barranquilla e Atlético Nacional (ambos da Colômbia), San Jose Earthquakes (EUA), Universitário (Peru), Estudiantes (Argentina), Alianza Lima (Peru) e Universidad Católica (Chile).

Sobre a Copa EuroAmericana

A Copa EuroAmericana coloca frente a frente as melhores equipes de futebol europeias e americanas. Triunfa o continente que vencer mais partidas em toda a competição. A primeira edição foi realizada em 2013, com um total de oito encontros. O torneio é organizado pela DIRECTV, operadora de TV paga com presença nos Estados Unidos, na América Latina e no Caribe. Maiores informações em www.copaeuroamericana.com




Informações e foto: XYZ Live

Nenhum comentário: