quinta-feira, 26 de abril de 2012

Jonas, do Valencia, acredita em vaga na final da Liga Europa

O retrospecto de Jonas em jogos de mata-mata é uma das esperanças do Valencia para a partida desta quinta-feira (26/4), no estádio Mestalla. O time defendido pelo atacante brasileiro precisa vencer o Atlético de Madrid por 2 a 0, 3 a 1 ou diferença maior que dois gols para colocar a mão em uma das vagas da final da Liga Europa. O camisa 7 é o goleador da equipe nesse formato de disputa na temporada 2011/2012.

Personagem da tradicional apresentação do “cartaz do jogo”, ato em que o clube divulga o confronto, o brasileiro participou de 14 das 15 partidas do Valencia entre Copa do Rei e Liga Europa, sete em cada competição, e marcou seis gols. O centroavante espanhol Soldado vem logo atrás, com cinco, e o meia-atacante argentino Piatti fez quatro. Uma análise mais detalhada mostra melhor o bom desempenho do ex-jogador do Grêmio em disputas de ida e volta: os minutos em campo, 982, são equivalentes a quase 11 partidas completas.

``Gosto desse formato, com jogos de tudo ou nada. Acho que as equipes adotam posturas diferentes, porque são 180 minutos para definir quem segue na luta e quem vai para a casa. Tenho sido feliz. No Grêmio, em 2010, consegui fazer uma boa campanha na Copa do Brasil (oito gols em nove jogos). Aqui, mesmo não jogando como atacante agudo, pude ajudar o Valencia na Copa do Rei e na Liga Europa, que têm essa característica de mata-mata´´, confirma o jogador de 28 anos e 1,81m.

Presente na primeira lista olímpica da Seleção Brasileira, divulgada por Mano Menezes na metade de março, o artilheiro do futebol nacional de 2010 com 42 gols em jogos oficiais vive bom momento em seu atual clube. Nas últimas quatro partidas, marcou quatro vezes. Ele acredita na força do grupo e da torcida para chegar ao resultado necessário. Apostando na ajuda externa, a direção resolveu não cobrar ingresso dos sócios. Quem já havia comprado entrada, teve o dinheiro devolvido.

`` Acho que a diretoria faz bem. Vale tudo para não ter uma cadeira sequer vazia no estádio. O bicho vai pegar. Estou sentindo uma força muito grande no dia a dia, um clima de mobilização. Temos condições de reverter essa vantagem. Não vai ser nada fácil, porque o Atlético tem jogadores de qualidade e que atravessam grande fase. O Diego e o Falcão são exemplos disso. Mas nós acreditamos na final. Esse é o ponto de partida. Vai ser um grande jogo´´, completa.

Desde o final de janeiro do ano passado na Europa, Jonas já participou de 64 jogos oficiais com a camiseta do Valencia e marcou 19 gols entre Liga da Espanha, Liga dos Campeões da Europa, Copa do Rei e Liga Europa. Pela Seleção Brasileira, marcou os dois últimos gols da temporada 2011, na vitória por 2 a 0 sobre o Egito. Esteve presente nas últimas três convocações.

Desempenho de Jonas em mata-mata pelo Valencia

Copa do Rei

7 partidas
503 minutos em campo
04 gols

Liga Europa
7 partidas
479 minutos em campo
02 gols


Copa do Rei

22/12/11
Valencia 4 x 0 Cádiz
01 gol

05/01/12
Valencia 1 x 0 Sevilla
01 gol

19/01/12
Valencia 4 x 1 Levante
01 gol

01/02/12
Valencia 1 x 1 Barcelona
01 gol


Liga Europa

23/02/12
Valencia 1 x 0 Stoke
01 gol

19/04/12
Atlético 4 x 2 Valencia
01 gol


Fonte e foto: TRATO.TXT

Nenhum comentário: