terça-feira, 14 de abril de 2009

Copa Paulista de Futebol, que vale vaga na Copa do Brasil de 2010, começa no próximo dia 12 de julho

Os internautas estão me perguntando, através de e-mails, como será disputada a Copa Paulista de Futebol de 2009, que vale ao campeão a vaga na Copa do Brasil de 2010. No ano passado, o Atlético Sorocaba, da Segunda Divisão (Série A-2), faturou o título em cima do XV de Piracicaba, da Terceira Divisão (Série A-3), e conquistou o direito de disputar a cobiçada competição nacional deste ano, quando foi eliminado pelo Juventude logo na primeira fase.

A Copa Paulista de Futebol na atual temporada será disputada pelos 12 primeiros colocados do Paulistão, pelos 11 primeiros colocados da Segunda Divisão (Série A-2), e pelos nove primeiros colocados da Terceira Divisão (Série A-3). Ou seja, 32 clubes participarão da competição.

Mas o detalhe é que os clubes não são obrigados a participar da Copa Paulista. Com isso, por exemplo, o time que estiver logo abaixo na tabela de classificação pode herdar a vaga, de acordo com o regulamento. Vamos citar o Paulistão, onde os seis primeiros colocados já avisaram a Federação Paulista de futebol que não participarão da competição: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Portuguesa e Santo André estão fora e preferem se concentrar apenas no Campeonato Brasileiro, nas Série A ou B.

Sem contar com a presença dos seis primeiros do Paulistão, as 12 vagas na Copa Paulista ficarão com os classificados do 7º até o 18º lugar: Mirassol, Barueri, Ponte Preta, Bragantino, São Caetano, Paulista, Ituano, Oeste, Botafogo, Mogi Mirim, Guaratinguetá e Marília. Ficariam foram apenas Guarani (19º) e Noroeste (20º).

Mas como Ponte Preta, Barueri, São Caetano e Bragantino também não sabem se participarão, é bem provável que Guarani e Noroeste também sejam convidados. E caso sobrem clubes da Primeira Divisão desinteressados, as vagas serão repassadas para clubes da Segunda, que por enquanto tem 11 vagas, ou Terceira Divisões, que estará presente, em princípio, com nove equipes.

FÓRMULA DE DISPUTA

A Copa Paulista de Futebol começará no dia 12 de julho e se estenderá até o dia 6 de dezembro. A competição será realizada em cinco fases. Na primeira delas, as equipes serão divididas em quatro grupos regionalizados, com oito participantes cada, jogando entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte as quatro melhores colocadas de cada grupo.

Na segunda fase, as 16 equipes formarão quatro grupos com quatro equipes cada e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte as duas melhores colocadas de cada grupo,

Já na terceira fase, as oito equipes formarão quatro grupos com duas equipes cada e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte a melhor colocada de cada grupo. Na quarta fase, os quatro times formarão dois grupos com duas equipes cada e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte a melhor colocada de cada grupo.

Na decisão, as equipes jogarão entre si, em turno e returno para definir a campeã e vice-campeã.

Nenhum comentário: