terça-feira, 6 de março de 2018

Pelo Paulistão, São Bento desafia tabu em dérbi regional com o Ituano

São Bento e Ituano medem forças na noite desta terça-feira (6/3), às 19h15, no Estádio Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba, pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

Com 14 pontos ganhos cada, as duas equipes fazem campanha idêntica na competição (três vitórias, cinco empates e duas derrotas). Praticamente garantidos no Paulistão de 2019, os rivais entram em campo brigando por vaga nas quartas de final da competição. O empate não é bom para ninguém e o derrotado poderá estar dizendo adeus a vaga.

O Bentão é o terceiro colocado do Grupo C, com a mesma pontuação do Novorizontino, que pelo critério de desempate, ocupa a segunda posição. Já classificado, o Palmeiras é o líder do grupo e a lanterna Ferroviária, com 11 pontos, ainda corre por fora em busca da vaga.

O Galo de Itu é o terceiro do Grupo A, um ponto atrás do Bragantino, o segundo colocado e a três pontos do líder Corinthians, que soma 17 pontos. O virtual rebaixado Linense segura a lanterna da chave, com apenas seis pontos.

Na rodada anterior, os dois times jogaram fora de casa. O Bentão empatou com o Red Bull Brasil por 0 a 0, em Campinas, enquanto o Galo de Itu  foi derrotado, de virada, pelo Novorizontino, por 3 a 2, em Novo Horizonte.

Ameaça de rebaixamento quase zero

Pelo critério de desempate, o time de Itu é o sétimo colocado, e a equipe de Sorocaba é o oitavo na classificação geral. O Santo André, o 15º, com apenas oito pontos, abre a zona de rebaixamento.

Histórico do Dérbi

Foram realizadas 22 partidas oficiais na história deste dérbi regional, com 13 triunfos para o Rubro-Negro de Itu, seis empates e apenas três vitórias do Azulão de Sorocaba. O Ituano marcou 34 gols, contra 15 do Bentão.

Pelo Paulistão foram seis duelos, com três vitórias do Ituano, dois empates e apenas um triunfo do São Bento. A única vitória do Bentão foi por 2 a 0, no CIC, em Sorocaba, pelo Paulistão de 2007, gols de  Emerson e Roberto Santos.

Tabu

Além do retrospecto negativo, o São Bento não vence o Ituano há cinco anos. A última vitória foi por 2 a 0, no CIC, em Sorocaba, pela 13ª rodada do Grupo 3 da primeira fase da Copa Paulista de 2013. Os gols do Bentão foram marcados por Rodrigo e Elton Morelato, um em cada tempo da partida.

Último dérbi

No encontro mais recente, com gol contra do zagueiro João Paulo, o Ituano venceu o Bentão por 1 a 0, no Estádio Novelli Junior, em Itu, pela terceira rodada da primeira fase do Paulistão do ano passado.






Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: