sábado, 8 de abril de 2017

Com dois rebaixamentos consecutivos, Independente volta à Quarta Divisão após sete anos

Depois de deixar escapar o inédito acesso à divisão de elite em 2015, o clube limeirense despencou no estadual. De lá para cá, o Independente amargou dois rebaixamentos consecutivos e, em 2018, disputará a Quarta Divisão (Série B) do Campeonato Paulista, mesma divisão que fora campeão sete anos atrás.
 

Titulo, acessos, frustração e rebaixamentos

Em 2011, o Alvinegro disputou o Campeonato Paulista da Quarta Divisão (Série B), obtendo o acesso à Terceira Divisão (Série A-3) como primeiro do grupo 17 da quarta fase da competição. Além do acesso, o Galo foi campeão ao vencer a grande final, em melhor de dois jogos, o Capivariano, o campeão do grupo 16.

Depois de três temporadas na Terceira Divisão (Série A-3), em 2014, o Independente conquistou mais um acesso, subindo para a Segunda Divisão (Série A-2) do Paulista. Naquela oportunidade, depois de garantir o acesso, o Galo fez a final com Grêmio Novorizontino e acabou como vice-campeão.

Em 2015, pela primeira vez em toda sua história, o Independente tomou o lugar da Internacional como a equipe mais forte da cidade de Limeira. Foi a primeira vez que o Galo disputou uma divisão do estadual acima de seu arquirrival.

Porem, a temporada 2015 ficou marcada pela frustração, de por apenas um ponto, não conquistar o inédito acesso para a elite do futebol paulista. Depois de excelente campanha na Segunda Divisão (Série A-2) daquele ano, nas últimas duas rodadas, o Galo precisava de apenas uma vitória da para garantir vaga no Paulistão 2016. Mas, o time decepcionou, conquistou apenas dois empates e terminou a competição na sexta colocação, com 35 pontos, a mesma pontuação do Água Santa e Mirassol, respectivamente, quarto e quinto colocados.

O Água Santa, de Diadema, garantiu acesso por ter melhor saldo de gols.

Em 2016, o Independente foi rebaixado à Terceira Divisão (Série A-3). O Galo terminou a Segunda Divisão (Série A-2) na 17ª posição, com 17 pontos ganhos, cinco a menos do Penapolense, o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Neste ano, com campanha pífia na Terceira Divisão (Série A-3), o clube foi rebaixado à Quarta Divisão com duas rodadas de antecedência, após derrota por 3 a 2 para o também rebaixado Catanduvense, fora de casa, pela 17ª rodada. O técnico da equipe é o ex-meia Piá.

Com rebaixamento decretado, o Alvinegro limeirense, hoje na penúltima colocação, com 13 pontos ganhos, apenas cumpre tabela diante da Portuguesa Santista, fora de casa, e despede-se da competição, em casa, contra o Olímpia.





Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: