sábado, 4 de fevereiro de 2017

Botafogo desafia o campeão brasileiro na estreia do Paulistão

Pelo nona temporada consecutiva na elite do futebol paulista, o Botafogo estreia no Paulistão neste domingo (5/2) contra a equipe nacional mais temida, o Palmeiras, atual campeão brasileiro e que mais investiu para 2017. A partir das 17 horas, no Allianz Parque, o Tricolor vai tentar surpreender o Verdão e iniciar a competição com o pé-direito.

Para isso, o Pantera conta com a experiência do técnico Moacir Júnior, que, no ano passado, quando comandava o Linense, venceu o Verdão no Allianz Parque, por 2 a 1, pela quarta rodada do Estadual. Já em campo, o Bota conta com elenco de muita rodagem, recheado de reforços trazidos para o Paulistão, como o lateral-esquerdo Fernandinho e o zagueiro Gualberto, que passaram pelo Palmeiras.

Além dos dois, o Tricolor aposta suas fichas nos meias Rafael Bastos, ex-Chapeconese e América-MG; e Bernardo, ex-Vasco e Palmeiras; e no atacante Marcão, artilheiro pelos clubes que passou, como Atlético-PR, Figueirense e Atlético-GO.

Treinando desde o dia 28 de novembro, o Pantera fez setes jogos-treino, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota. Sem problemas de lesão, Moacir Júnior contará com todo o elenco. Porém, ele só revelará os titulares no vestiário.

``Enfrentaremos a equipe que hoje, na concepção de muitos, é a melhor do Brasil. Vamos precisar de quem realmente esteja 100% fisicamente. Temos rampa bem íngreme neste início de Paulistão, mas temos condições de subi-la. Estamos muito motivados! Quem não gostaria de estar nesta situação? Óbvio, vamos nos precaver, mas vamos buscar resultado que dignifique a história do Botafogo´´, contou Moacir Júnior.

FICHA TÉCNICA:

Palmeiras x Botafogo

Paulistão 2017 – 1ª Rodada
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 05/01/2017 – Horário: 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
Assistente 2: Luiz Alberto Andrini Nogueira
Quarto Árbitro: Danilo da Silva

Palmeiras: Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Filipe Melo, Roger Guedes, Tchê Tchê, Raphael Veiga e Dudu; Willian (Lucas Barrios). Técnico: Eduardo Baptista.

Botafogo: Neneca; Samuel Santos, Gaulebrto (Filipe), Matheus Mancini e Fernandinho; Bileu, Rodrigo Thiesen, Diego Pituca e Vitinho (Rafael Bastos); Bernardo e Marcão. Técnico: Moacir Júnior.

CONFRONTO:

Botafogo e Palmeiras já se enfrentaram 107 vezes. O primeiro jogo na história ocorreu em 20 de maio de 1928, no Palestra Itália, com vitória do time da casa, por 5 a 0. Já o primeiro encontro pelo Paulistão foi em 21 de julho de 1957, novamente na capital paulista, com vitória do Palmeiras, por 2 a 0.

No total, o Botafogo tem 14 vitórias, contra 64 do Palmeiras e 28 empates. Em São Paulo, foram 48 jogos, com 36 vitórias palmeirenses, duas do Pantera e outros 10 empates.
O último jogo aconteceu no dia 31 de janeiro de 2016, na estreia do Paulistão, com vitória do time da capital por 2 a 0.

NÚMEROS DO DUELO
107 – Jogos
64 – Vitórias do Palmeiras
29 – Empates
14 – Vitórias do Botafogo
93 – Gols do Botafogo
209 – Gols do Palmeiras

CURIOSIDADES DO BOTAFOGO

* O Botafogo disputa seu nono Paulistão seguido, após o acesso conquistado em 2009.

* O goleiro Neneca é um dos ídolos do Tricolor. Chegou ao Pantera em junho de 2015 e já realizou 51 jogos oficiais, somando 20 vitórias, 21 empates e dez derrotas. Sofreu 36 gols.

* O volante Rodrigo Thiesen se aproxima dos 50 jogos pelo Pantera. Chegou em junho de 2015 e entrou em campo 46 vezes: 17 pela Série D 2015, 14 pelo Paulistão 2016 e mais 15 pela Série C de 2016.

* Diego Pituca realizou 45 jogos pelo Tricolor. Polivalente vindo da Matonense, na metade de 2015, atuou em 12 jogos da Série D 2015, 14 do Paulistão 2016 e 18 na Série C 2017.

* Diego Pituca foi um dos artilheiros do Botafogo no Paulistão 2016, marcando três gols, diante de Ponte Preta, Novorizontino e XV de Piracicaba.

* Oito jogadores do elenco da Série C 2016 foram revelados pelo Botafogo: João Lucas, Talles, Matheus Mancini, Carlos Henrique, Caio Ruan, Mayc, Isaac Prado e Wesley.

* O Botafogo contratou 13 reforços para o Paulistão: Samuel Santos, Fernandinho, Gualberto, Marcão Silva, Bileu, Fernando Medeiros, Gian, Bernardo, Rafael Bastos, Francis, Marcão, Wesley e Kaue.







Fonte: assessoria de imprensa do Botafogo

Nenhum comentário: