terça-feira, 28 de abril de 2015

Novorizontino, velho ou novo, está no Paulistão 2016

Novo Horizonte, cidade do interior do estado São Paulo, aproximadamente 410 km de distância da Capital, comemora com uma rodada de antecedência a volta do Novorizontino à Primeira Divisão do Campeonato Paulista depois de 19 anos. Na verdade, o Novorizontino não voltou e sim a cidade de Novo Horizonte voltou a ter um clube que a represente na elite do futebol paulista.

O nome, o distintivo, as cores, o mascote, o estádio, tudo parece ser o mesmo, mas não é! Para cidade e torcida podem ser sempre o velho Tigre, porem, de forma oficial e para fins jurídicos, o clube é completamente outro, um novo Tigre, uma nova razão social.

O antigo Novorizontino faliu em 1999 graças a gestão desastrosa da família Chedid. O novo Novorizontino nasceu em 2001, dando seus primeiros passos no cenário do futebol profissional na Segundona de 2012, a Quarta Divisão do Campeonato Paulista.

Os esportistas mais saudosistas jamais esquecerão as glórias do extinto Grêmio Esportivo Novorizontino - GEN, fundado em 11 de março de 1973. Do primeiro acesso à elite conquistado pelo antigo Tigre na noite de 14 de dezembro de 1985, no Pacaembu, em São Paulo, quando venceu por 1 a 0 o Tanabi, que jogava pelo empate. Do extinto time, que entre outros títulos destacou-se pelo vice-campeonato paulista de 1990, na então inédita decisão caipira com o Bragantino, e do titulo de campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de 1994.

O certo que com o novo Tigre, começo de uma nova história, os novorizontinos voltaram a respirar futebol profissional e o estádio Jorge Ismael de Biasi, o Jorjão, voltou a ter casa cheia. Sempre embalado por sua fanática torcida, velho ou novo, o emergente Grêmio Novorizontino depois de quatro temporadas nas divisões de acesso da FPF, agora mostrará suas garras no Paulistão 2016.




Luiz Carlos Éden -Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: