quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Ituano, campeão paulista, encara Joinville na Copa do Brasil

A CBF sorteou na terça-feira (16/12) os 40 jogos da primeira fase da Copa do Brasil 2015. Pelo ranking, o Ituano foi colocado no grupo G, que enfrenta o grupo C, sendo o primeiro jogo na casa das equipes do grupo G. E no sorteio saiu o Joinville, atual campeão Brasileiro Série B.

``É uma equipe muito difícil. Fez ótima campanha na Série B. Mostrou bom conjunto, valores individuais e demonstrou isso em no título da Série B. Claro que neste momento ainda não sei se mudou o elenco, ou se saiu algum jogador. Mas sem dúvida será adversário forte na Copa do Brasil´´, comentou o técnico Tarcísio Pugliese.

Esta será a quarta vez que o Ituano enfrentará o Joinville, que, assim como o Galo de Itu, também tem como cores principais o Vermelho e o Preto. Outra coincidência, de 10 em 10 anos, o Ituano enfrenta o Joinville. Em 1994 pela Série C foram dois jogos. No Novelli, vitória por 1 x 0, e no Ernesto Sobrinho, outra vitória do Ituano, desta vez por 2 x 1.

Em 2004, pela Série B, outro confronto. Em jogo único, no estádio Ernesto Sobrinho, em Joinville, o JEC venceu por 2 x 1. Agora o jogo será em 2015.

A data da partida ainda não está confirmada. O primeiro jogo será no Novelli Júnior. Nesta fase, a equipe que joga em casa, se perder por diferença de dois gols, será eliminada da competição.

Será a terceira participação do Ituano na Copa do Brasil. Em 2003, o time do técnico Ruy Scarpino eliminou na primeira fase o Coritiba, e foi eliminado na segunda fase pelo Goiás, nos pênaltis. Em 2005, o Ituano, do técnico Válter Ferreira, passou pelo Atlético Hermann, de Santa Catarina, na primeira fase, e pelo Fortaleza na segunda fase. Nas oitavas de final, recebeu o Atlético-MG, no Novelli Júnior. Após o empate sem gols na primeira partida, foi eliminado no Mineirão ao perder por 3 x 1. Joelson marcou o gol do Galo de Itu.

No total pela Copa do Brasil, o Ituano em nove jogos tem duas vitórias, quatro empates e três derrotas. Marcou oito gols e sofreu oito gols. O Ituano volta a disputa a Copa do Brasil após 10 anos com a mesma expectativa de classificação.

``É muito prazeroso voltar a disputar uma competição tão importante em nível nacional. No sorteio caiu equipe difícil para nós. Mas o Ituano vai fazer tudo que é possível para fazer novamente boa campanha´´, afirmou o gestor Juninho Paulista.

Com o objetivo de fechar o elenco logo, nesta quarta-feira (17) serão apresentados mais dois reforços para a temporada 2015. O zagueiro Leonardo, de 28 anos, veio do Bragantino. E o atacante Misael estava no Luverdense. O técnico Tarcísio Pugliese não trabalhou com eles, mas faz elogios aos dois.

``Leonardo é zagueiro experiente, com bom posicionamento e ótimo nas bolas aéreas. Ele também é rápido e está acostumado com dificuldades do Campeonato Paulista. O Misael é atacante nato, de área, e com boas jogadas individuais. Foi o destaque do Luverdense na série B e também na Copa do Brasil. Foi ele que marcou contra o Corinthians, quando sua equipe foi eliminada. Serão importantes no Ituano´´, afirmou Tarcísio Pugliese.

PRÉ TEMPORADA

Em meio à pré-temporada com o Ituano, atual Campeão Paulista, o lateral Zé Carlos segue trabalhando forte para a estreia no Campeonato Paulista 2015, que será justamente contra o adversário da final do último Paulistão, o Santos, dia 1º de fevereiro, na Vila Belmiro.

``A pré temporada está boa. Sem lesões, trabalhando forte com o preparador Anselmo na parte física. Foram mais ou menos duas semanas e agora entramos nas partes tática e técnica. Mas, não deixa de ser um pouco da parte física, porque o trabalho com bola é puxado. Aos poucos estamos formando uma família para fazer Paulistão muito bom´´, explicou o lateral.

Em relação ao elenco, Zé Carlos acredita que alguns jogadores ainda vão chegar para fechar o grupo. Pois, com a nova regra de limite de jogadores, onde apenas 28 podem ser inscritos na competição, é necessário agir com cautela.

``Não está fechado ainda nosso grupo, a gente não tem o plantel pronto para o Paulistão. Até porque com esta situação de inscrições, depois não pode entrar mais ninguém, então a diretoria está com cautela em termos de contratações e, aos poucos, está montando a equipe´´.

Nem mesmo as festas de final de ano vão tirar o foco da preparação no Ituano. Apenas duas folgas curtas estão previstas.

``Vamos treinar até domingo pela manhã, onde vamos fazer jogo treino com o Sub-20 do Ituano, que chegou a semifinal do Paulista. Depois teremos liberação até o dia 26, à tarde, quando acontece a reapresentação e treinaremos até o dia 30. Depois dia 2 de janeiro. É mesmo para passar as datas comemorativas, festivas de final de ano, com a família´´, afirmou o camisa 6 do Ituano.






Fontes: Fellegger e Soccer Digital

Nenhum comentário: