terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ituano, atual campeão, volta a treinar visando Paulistão 2015

O atual campeão paulista voltou às atividades. O Ituano se apresentou na última segunda-feira (24/11) e a primeira novidade foi o retorno do preparador físico Anselmo Sbragia, que já montou o planejamento dos trabalhos físicos visando a temporada de 2015.

``Montamos junto com toda a comissão técnica. Foi pensado e estudado. Teremos 10 semanas de treinamentos. É até um pouco a mais do que tivemos no ano passado até a estreia no campeonato. Vamos nos preparar sem pressa, tendo a melhor avaliação física de cada atleta e dando o tempo necessário sem queimar etapas. Este é o nosso objetivo´´, explicou Anselmo Sbragia.

Já o técnico Tarcísio Pugliese vai montando junto com a diretoria o elenco para 2015.

``Foi mantido um bom número de atletas que disputou a Série D. Alguns destes atletas já haviam disputado o Paulista. Ainda devem voltar outros. E contratações estão sendo feitas. A partir da semana que vem vamos começar a receber os novos jogadores. Boa parte do elenco já está bem encaminhada. São poucas contratações que ainda deveremos fazer´´, afirmou Tarcísio Pugliese.

Com o fim de seus contratos, seis atletas deixaram o clube: Alex, Airton, Elielton, Elvis, Samuel e o atacante André Luis.

Serão três grupos neste início de trabalho. Os que disputaram a Série D e já se apresentaram como Diego, Gustavo, Zé Carlos, Ewerton, Gercimar, Cristian, Marcelinho, Claudinho e Ricardinho. Um grupo que disputou o Paulista sub 20 e que vai ganhar uma folga antes de retornar ao profissional como o zagueiro Leo, Clayson, Marcão e Gabriel. E os atletas que ainda estão disputando o Brasileiro ou que estão encerrando suas participações.

``Estes atletas que ainda estão em competição terão pelo menos 15 dias de férias. É necessário este tempo de descanso físico e mental para reiniciar as atividades conosco. Depois vamos deixar o grupo homogêneo fisicamente´´, afirmou Anselmo.

Uma novidade para o Campeonato Paulista 2015 é o elenco com 28 atletas. São três goleiros e mais 25 de linha. O que não deverá ser problema para o Ituano que disputou neste ano com um elenco de 26 atletas.

``Não vivenciei esta situação ainda. Só terei ideia após o campeonato. Claro que para os clubes grandes é prejudicial porque tem elenco com muitos atletas e não poderá utiliza-los. Neste momento tornou-se mais importante ainda a montagem do grupo. Você não pode errar. Você tem que ter cautela nas contratações e errar o mínimo possível. Temos que ter muito critério nas contratações´´, explicou Tarcísio.

O atual elenco tem 13 atletas que disputaram o Brasileiro Série D deste ano. São 10 que disputaram e conquistaram o título paulista. Além de Jackson Caucaia, que está se recuperando de lesão após empréstimo ao Bragantino.

``O clube que tem base para seu elenco sai na frente. Porque são atletas que já se conhecem, conhecem a comissão técnica, o clube. Tudo isso facilita o processo porque não perde tempo para adaptação. Isso tem peso grande na disputa do campeonato´´, analisou Tarcísio Pugliese.

A outra novidade para 2015 é que todos os clubes terão no mínimo 30 dias para realizar sua pré-temporada. Vai deixar o início da competição mais equilibrado com os clubes que sempre iniciam a preparação antes dos grandes.

``Quatro semanas de treinamento é um período bem aceitável para se iniciar a competição. Acredito que estes clubes que disputam o Brasileiro já vêm com bom potencial físico logo na primeira rodada. Isso vai deixar o campeonato muito mais forte. Por isso saímos antes, mas é claro que não teremos a vantagem que nós tivemos outros anos´´, disse Anselmo.

Independente do equilíbrio, Tarcísio confia em bom desempenho do Ituano.

``Tenho expectativa positiva para 2015. O Ituano dá boas condições de trabalho. Tem estrutura, é organizado. E pela seriedade das pessoas que trabalham na comissão técnica e diretoria. Acredito que temos condições de fazer um bom Campeonato Paulista´´, finalizou Tarcísio Pugliese.




Fonte: assessoria de imprensa do Ituano

Nenhum comentário: