sábado, 30 de agosto de 2014

Enderson Moreira faz estágio na Europa

A Copa do Mundo deixou claro que o futebol brasileiro precisa rever alguns conceitos. De férias na Europa, o ex-técnico do Grêmio, Enderson Moreira, está aproveitando esse período para se atualizar e ver de perto como se comportam dentro de campo os jogadores de alguns dos maiores clubes do mundo.

Na tarde deste sábado (30/8), Enderson assistiu ao empate por 1 a 1 entre Schalke 04 e Bayern de Munique, em duelo válido pelo Campeonato Alemão.

Além desta partida, Enderson também esteve presente na vitória do Chelsea sobre o Leicester City por 2 a 0, no último sábado (23), no Stamford Bridge, na Inglaterra. O objetivo do treinador é aproveitar o período para observar as características dos esquemas táticos de alguns dos principais clubes do mundo e também como se comportam dentro de campo os jogadores dessas equipes.

Enderson Moreira destacou os pontos que mais chamaram sua atenção.

``Foi jogo bem disputado. No primeiro tempo, o Bayern teve total domínio da partida, mostrou a qualidade técnica dos jogadores, mas abusou de desperdiçar chances de gol, ficando apenas no 1 a 0. Já no segundo tempo, o Schalke, que havia entrado no jogo do adversário, entrou mais determinado, buscando o empate, e mereceu o resultado. Em geral, o que vi foi um futebol que está cada vez mais técnico, com jogadas de envolvimento, mas sem perder sua característica de força e velocidade´´, explicou.


Enderson exaltou as principais características das duas equipes.

``Gostei muito da movimentação ofensiva dos jogadores de frente do Bayern. Eles criam muita dúvida no setor defensivo do adversário e acabam chegando com facilidade ao gol. O Schalke tem determinação tática excelente, capaz de reverter resultado negativo e garantir a vitória. A torcida, então, foi um show a parte! Durante toda a partida, os torcedores incentivaram e mobilizaram a equipe em busca do empate´´, ressaltou.

CAMPEONATO INGLÊS

No último sábado (23), Enderson Moreira marcou presença na vitória do Chelsea sobre o Leicester City por 2 a 0, em Londres, na Inglaterra.

``A qualidade técnica dos jogadores é muito elevada. O gramado também é perfeito. Na verdade, assisti a uma aula tática no que diz respeito à compactação tanto horizontal quanto vertical das equipes. A velocidade nas transições ataque-defesa e defesa-ataque é impressionante. Gostei muito também da profundidade que os laterais dão quando estão com a posse de bola, bem como da concentração defensiva dos jogadores como um todo´´, explicou.

De acordo com o treinador, nem tudo é diferente do futebol brasileiro.

``O sistema de jogo é bem parecido com o nosso, porém, com mais rigidez tática, sem tantas trocas de posições na mesma jogada e com muito menos passes errados. Nos escanteios, todos os atletas voltam para marcar´´, lembrou.

 Enderson Moreira também elogiou a organização fora de campo.

``Tudo aqui funciona muito bem. Trinta minutos antes de começar a partida, o estádio está praticamente vazio e, cinco minutos antes do início do jogo, está lotado´´, elogiou.    





Fonte e foto: Francis Melo

Nenhum comentário: