sábado, 19 de julho de 2014

Segunda edição da Copa EuroAmericana começa neste domingo

A Copa EuroAmericana dará o pontapé inicial neste domingo (20/7), com o duelo entre Junior de Barranquilla, da Colômbia, e Monaco, da França, às 19 horas (de Brasília), no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, casa dos colombianos, que estão animados depois da ótima participação na Copa do Mundo no Brasil - a seleção foi eliminada nas quartas de final. Esta será a segunda edição do torneio, que envolve equipes das Américas em confrontos diretos contra times da Europa.

Neste ano, uma grande novidade é a presença de um clube brasileiro: o Palmeiras, que enfrentará a Fiorentina, da Itália, no próximo dia 30, no Estádio do Pacaembu, em partida que abre as comemorações do centenário do Verdão. O jogo Junior de Barranquilla x Monaco terá transmissão ao vivo da Bandsports e do SPORTS +.

O jogo de abertura estará recheado de estrelas, e a principal delas volta ao seu país natal, vestindo a camisa do Monaco: o atacante Falcao García, um dos maiores goleadores do futebol mundial na atualidade. O jogo marca o retorno do craque aos gramados, depois de ficar mais de seis meses recuperando-se de uma cirurgia no joelho esquerdo para a reconstrução dos ligamentos. García, que não disputou a Copa, está liberado e à disposição do técnico português Leonardo Jardim, que assumiu o clube nesta temporada.

Artilheiro da Copa - Por outro lado, o jovem meia James Rodríguez, artilheiro da última Copa do Mundo, com seis gols, não viajou com a delegação do Monaco para Barranquilla. O craque só integrará a equipe do técnico Leonardo Jardim no segundo jogo, dia 22 de julho, contra o Nacional de Medellín - outro representante da Colômbia). A partida será disputada em Miami (EUA).

"Estou muito feliz de ir a Barranquilla, porque é uma cidade onde jogamos com a seleção colombiana e sempre nos tratam muito bem. Vivi momentos inesquecíveis lá e espero que o povo vá ao estádio para nos assistir e aproveitar o jogo", comentou Falcao García, atacante colombiano do Mônaco. "É uma experiência muito boa que viveremos. Temos a oportunidade de enfrentar uma excelente equipe", completa Falcao.

Barranquilla está em festa com a partida. São esperados mais de 40 mil espectadores para o grande jogo. Nery Bareiro, Roberto Ovelar, Yessy Mena, Gustavo Cuéllar e Álvaro Domínguez são algumas novidades do ‘Tubarão’, como é conhecido o Junior de Barranquilla entre os seus fanáticos torcedores. A equipe colombiana é treinada pelo uruguaio Julio Comesaña.

"Será uma experiência muito boa para todos. Vamos enfrentar uma grande equipe e uma boa oportunidade de disputar um grande jogo como esse", afirma Comesaña.

Formato da competição - O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa EuroAmericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concederá um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6 x 2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.

O vencedor de cada duelo receberá uma placa oficial em homenagem ao sucesso alcançado naquela disputa. Ao final do torneio, a confederação de futebol do continente vencedor receberá o troféu ‘James Hogg’, cujo nome foi inspirado em um dos introdutores do esporte bretão nas Américas. A taça foi especialmente desenhada para a Copa EuroAmericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana.

Criada em 2013, a Copa EuroAmericana reuniu naquela ocasião três equipes europeias (Atlético de Madrid e Sevilla, da Espanha, e Porto, de Portugal) e oito da América do Sul (Estudiantes de La Plata, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, Millonarios e Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, Deportivo Anzoatégui, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai). A disputa aconteceu entre os dias 20 de julho e 4 de agosto, e todos os jogos foram realizados na América do Sul.

Além de Palmeiras e Fiorentina, estão confirmados para a segunda edição da Copa EuroAmericana os times Atlético de Madrid (atual campeão espanhol), Monaco (equipe monegasca que compete no Campeonato Francês e é a atual vice-campeã), Valencia (Espanha), América (México), Junior de Barranquilla e Atlético Nacional (campeão colombiano de 2014), San Jose Earthquakes (EUA), Universitário (Peru), Estudiantes (Argentina), Alianza Lima (Peru) e Universidad Católica (Chile).

Os confrontos deste ano são os seguintes (todos os horários de Brasília):
20/07: Junior Barranquilla (Colômbia) x Monaco (França), às 19h
23/07: Atlético Nacional (Colômbia) x Monaco (França), às 21h
26/07: Estudiantes (Argentina) x Fiorentina (Itália), às 15h
26/07: Alianza Lima (Peru) x Valencia (Espanha) , às 19h30
27/07: San Jose Earthquakes (EUA) x Atlético de Madrid (Espanha), às 20h
29/07: Universidad Católica (Chile) x Valencia (Espanha), 21h
30/07: América (México) x Atlético de Madrid (Espanha), 19h
30/07: Palmeiras (Brasil) x Fiorentina (Itália), 21h50
02/08: Universitário (Peru) x Fiorentina (Itália), 19h

Acompanhe a Copa EuroAmericana:
www.copaeuroamericana.com
Twitter: @DIRECTVSports | Hashtag: #CopaEuroAmericana
Facebook: DIRECTVSports
YouTube: DIRECTVSports

Sobre a Copa EuroAmericana
A Copa EuroAmericana coloca frente a frente as melhores equipes de futebol europeias e americanas. Triunfa o continente que vencer mais partidas em toda a competição. A primeira edição foi realizada em 2013, com um total de oito encontros. O torneio é organizado pela DIRECTV, operadora de TV paga com presença nos Estados Unidos, na América Latina e no Caribe. Maiores informações em www.copaeuroamericana.com




Fonte: XYZ Live

Nenhum comentário: