quinta-feira, 24 de julho de 2014

Monaco vence outro rival colombiano na Copa EuroAmericana

O Monaco encerrou sua participação na Copa EuroAmericana com 100% de aproveitamento. Após derrotar o Junior de Barranquilla no último domingo, a equipe do técnico português Leonardo Jardim passou também pelo Atlético Nacional de Medellín por 4 a 2, em jogo disputado na noite desta quarta-feira (23/7), no Marlins Park Stadium, em Miami. A Copa EuroAmericana tem o Palmeiras como seu primeiro representante brasileiro. O time paulista enfrenta a Fiorentina, no próximo dia 30, às 21h50, no Pacaembu.

O treinador da equipe colombiana, Pompilio Páez, teve que dividir o seu plantel, porque, além da Copa EuroAmericana, o Atlético Nacional disputa a Copa Postobón (enfrentou o Águias Douradas, também nesta quarta), torneio local. Mesmo assim, os sul-americanos começaram o jogo dando mostras de que poderiam complicar as coisas para a equipe francesa, mas em poucos minutos o Monaco tomou conta das ações e, em sua primeira chegada, abriu o placar após uma bonita tabela entre Martial e Germain, que terminou com o gol de Martial, logo aos cinco minutos.

A partir daí, o time colombiano se abateu, o Monaco passou a dominar totalmente o jogo e não demorou muito para ampliar. Aos 15 minutos, Berbatov marcou. Grande passe do meia francês Kondogbia, que encontrou Kurzawa pela esquerda. Em velocidade, o lateral dividiu com a zaga colombiana, ganhou a jogada e cruzou. Germain bateu forte, de primeira e, no rebote do goleiro Martínez, o artilheiro Berbatov não teve dificuldades para estufar as redes de pé direito.

O jogo estava tranquilo para o Monaco, que passou a diminuir um pouco o ritmo. Uma das poucas chegadas da equipe de Medellín no primeiro tempo surgiu de uma bobeada da zaga francesa. Aos 23 minutos, Berrío recebeu livre dentro da área após cobrança de lateral, tentou encobrir o goleiro croata Subasic, mas tocou forte demais e perdeu uma grande oportunidade de diminuir.

Chegando sempre com mais força e com muita facilidade ao ataque, o Monaco ainda teve tempo de aumentar no primeiro tempo, aos 39 minutos, desta vez com o brasileiro Fabinho, que fez bela jogada, dando chapéu em seu marcador e deixando a bola com João Moutinho, que dividiu no meio campo. A bola sobrou novamente para Fabinho, que teve tranquilidade para tocar na saída do goleiro Martínez.

No segundo tempo, os técnicos mexeram em suas equipes e o time colombiano voltou melhor. Aos 9 minutos, Cardona avançou pela direita, invadiu a área e chutou forte. A bola raspou na trave e saiu pela linha de fundo. Aos 17, veio o primeiro gol da equipe comandada por Pompilio Páez. Berrío recebeu em velocidade pela esquerda, ganhou do lateral Raggi, que tinha acabado de entrar, e rolou para o meio. Tréllez só teve o trabalho de tocar para o fundo do gol e diminuiu para o Atlético Nacional.

O jogo perdeu em intensidade e teve poucas chances de gol depois do início de reação sul-americana, mas o time de Medellín ainda teve forças para marcar seu segundo gol e dar emoção aos instantes finais de partida. Aos 42 minutos, Tréllez fez boa jogada pelo meio e rolou para Pérez Cardona, que chegou pela direita e tocou com categoria, na saída do goleiro Subasic.

Mas, já nos descontos, a equipe francesa acabou com as esperanças colombianas e deu números finais ao jogo. O argentino Ocampos controlou a bola na entrada da área e rolou para Carrasco, que havia entrado no segundo tempo, sacramentar a vitória francesa.

Ficha técnica:

Atlético Nacional: Martínez, Calle, Nájera, Henríquez e Valencia; Bernal, Valoy (Pérez Cardona), Cárdenas, Cardona, Páez (Tréllez) e Berrío (Quintero); Técnico: Pompilio Páez.

Monaco: Subasic; Dirar (Toulalan), Abdennour, Ricardo Carvalho e Kurzawa (Echiejile); Fabinho (Ocampos), João Moutinho e Kondogbia; Germain (Raggi), Martial (Carrasco) e Berbatov; Técnico: Leonardo Jardim

Gols: Martial (Monaco), aos 5 minutos (1º tempo), Berbatov (Monaco), aos 15 minutos (1º tempo), Fabinho (Monaco), aos 39 minutos (1º tempo), Tréllez (Atlético Nacional), aos 17 minutos, Pérez Cardona (Atlético Nacional), aos 42 minutos (2º tempo) e Carrasco (Monaco), aos 46 minutos (2º tempo)
Cartões amarelos: Henríquez (Atlético Nacional)
Local: Marlins Park Stadium, em Miami (EUA)

Pontuação atualizada da Copa EuroAmericana: Europa 2 x 0 Américas.

Cada jogo vale um ponto. Veja a relação a seguir:

20/07: Junior Barranquilla (Colômbia) 0 x 1 Monaco (França)
23/07: Atlético Nacional (Colômbia) 2 x 4 Monaco (França)
26/07: Estudiantes (Argentina) x Fiorentina (Itália), às 15h
26/07: Alianza Lima (Peru) x Valencia (Espanha), às 19h30
27/07: San Jose Earthquakes (EUA) x Atlético de Madrid (Espanha), às 20h
29/07: Universidad Católica (Chile) x Valencia (Espanha), 21h
30/07: América (México) x Atlético de Madrid (Espanha), 19h
30/07: Palmeiras (Brasil) x Fiorentina (Itália), 21h50
02/08: Universitário (Peru) x Fiorentina (Itália), 19h

Formato da competição - O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa EuroAmericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concederá um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6 x 2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.

O vencedor de cada duelo receberá uma placa oficial em homenagem ao sucesso alcançado naquela disputa. Ao final do torneio, a confederação de futebol do continente vencedor receberá o troféu ‘James Hogg’, cujo nome foi inspirado em um dos introdutores do esporte bretão nas Américas. A taça foi especialmente desenhada para a Copa EuroAmericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana.

Criada em 2013, a Copa EuroAmericana reuniu naquela ocasião três equipes europeias (Atlético de Madrid e Sevilla, da Espanha, e Porto, de Portugal) e oito da América do Sul (Estudiantes de La Plata, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, Millonarios e Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, Deportivo Anzoatégui, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai). A disputa aconteceu entre os dias 20 de julho e 4 de agosto, e todos os jogos foram realizados na América do Sul.

Além de Palmeiras e Fiorentina, estão confirmados para a segunda edição da Copa EuroAmericana os times Atlético de Madrid (atual campeão espanhol), Monaco (equipe monegasca que compete no Campeonato Francês e é a atual vice-campeã), Valencia (Espanha), América (México), Junior de Barranquilla e Atlético Nacional (campeão colombiano de 2014), San Jose Earthquakes (EUA), Universitário (Peru), Estudiantes (Argentina), Alianza Lima (Peru) e Universidad Católica (Chile).

Acompanhe a Copa EuroAmericana:
www.copaeuroamericana.com
Twitter: @DIRECTVSports | Hashtag: #CopaEuroAmericana
Facebook: DIRECTVSports
YouTube: DIRECTVSports

Sobre a Copa EuroAmericana

A Copa EuroAmericana coloca frente a frente as melhores equipes de futebol europeias e americanas. Triunfa o continente que vencer mais partidas em toda a competição. A primeira edição foi realizada em 2013, com um total de oito encontros. O torneio é organizado pela DIRECTV, operadora de TV paga com presença nos Estados Unidos, na América Latina e no Caribe. Maiores informações em www.copaeuroamericana.com



Fonte: XYZ Live

Nenhum comentário: