domingo, 20 de julho de 2014

Monaco vence Junior de Barranquilla, na Copa EuroAmericana, e Europa larga na frente

O Monaco bateu o Junior de Barranquilla, por 1 a 0, na noite deste domingo (20/7), no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, na cidade colombiana, pela primeira partida da segunda edição da Copa EuroAmericana. Com o resultado, o time francês garante um ponto para a Europa, na luta com o continente americano pela conquista do campeonato. O gol foi do experiente atacante búlgaro Berbatov, de 33 anos, ainda no primeiro tempo - o Palmeiras, que no próximo dia 30 enfrenta a Fiorentina, às 21h50, no Estádio do Pacaembu, é o primeiro representante brasileiro na competição.

``Apesar de algumas dificuldades, por ser início de temporada, mostramos bom jogo contra essa boa equipe do Junior de Barranquilla. Conseguimos jogar para vencer, como sempre faremos. Mas isso, claro, porque fizemos boa partida´´, analisa Leonardo Jardim, técnico do Monaco.

Mais de 40 mil torcedores colombianos estiveram presentes para prestigiar os donos da casa. Do lado do Monaco, a ausência mais sentida foi a do atacante colombiano Falcao García. Apesar de já treinar com o grupo, o jogador, recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo, ficou fora da equipe francesa. A comissão técnica optou, já na Colômbia, por preservar o craque, que não atuará na Copa EuroAmericana.

O Monaco começou a partida controlando as ações. Aos 19 minutos, o Monaco, melhor no jogo, chegou perigosamente em uma cobrança de falta, mas o atacante búlgaro Berbatov mandou por cima, perdendo boa chance de abrir o placar, na melhor oportunidade da partida.

Empurrado por sua fanática torcida, o Junior de Barranquilla saía mais para o jogo, ainda que não levasse perigo ao gol de Subasic. Aos 37 minutos, em falha da defesa colombiana, o Monaco teve outra excelente chance. Mas o goleiro Vieira fez grande defesa em mais uma jogada de Berbatov.

No fim do primeiro tempo, depois de tanto insistir, Berbatov abriu o placar para o Monaco. O búlgaro completou cruzamento de Germain com lindo voleio de perna direita, aos 45 minutos, marcando golaço.

Depois do intervalo, o Junior de Barranquilla foi para cima do Monaco. Com menos de dois minutos, já havia criado duas chances, uma delas muito boa, com Ovelar, que acabou tocando por cima do gol. Mas o Monaco respondeu, aos seis. Novamente Berbatov, o destaque do jogo, arriscou forte, mas parou nas mãos de Viera.

Cinco minutos depois, Carrasco perdeu boa chance ao chutar em cima da zaga do Junior de Barranquilla, com o goleiro já batido. Os donos da casa tentavam, mas não conseguiam furar a forte defesa da equipe francesa. Do outro lado, o goleiro Vira era exigido muito.

Berbatov, o melhor do jogo, foi substituído nos minutos finais. O Junior de Barranquilla ainda levou perigo em uma cabeçada, já nos acréscimos, mas o Monaco fez prevalecer a sua força e venceu o primeiro jogo da Copa EuroAmericana, abrindo vantagem para a Europa na disputa com as Américas: 1 a 0.

``Era um jogo muito importante para nós e para a torcida. Ficamos muito feliz por ter feito parte dessa grande partida´´, afirma o técnico do Junior de Barranquilla, Julio Comesaña.

``Foi uma experiência muito legal para a gente. Apesar de termos voltado às atividades há apenas duas semanas, conseguimos mostrar um bom jogo´´, conclui o atacante argentino Ocampos, do Monaco.

Ficha técnica:

Junior de Barranquilla: Viera, Josimar, Correa, Bareiro e Tesillo; Narvaez (Cuellar), Alvaro Domínguez (Celis), Aguirre e Guillermo Domínguez (Hernandez); Quiñonez (Mena) e Ovelar (De La Hoz). Técnico: Julio Comesaña

Monaco: Subasic; Dirar, Raggi (Isimat-Mirin), Abdennour e Elderson (Kurzawa); Toulalan (Bahamboula), Fabinho e Germain; Carrasco (João Moutinho), Berbatov (Diallo) e Ocampos . Técnico: Leonardo Jardim
Gol: Berbatov, aos 45 minutos do primeiro tempo

Juiz: Hernando Buitrago (COL)
Cartões amarelos: Bareiro, Ocampos e João Moutinho
Local: Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla

Pontuação atualizada da Copa EuroAmericana: Europa 1 x 0 Américas

Formato da competição - O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa EuroAmericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concederá um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6 x 2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.

O vencedor de cada duelo receberá uma placa oficial em homenagem ao sucesso alcançado naquela disputa. Ao final do torneio, a confederação de futebol do continente vencedor receberá o troféu ‘James Hogg’, cujo nome foi inspirado em um dos introdutores do esporte bretão nas Américas. A taça foi especialmente desenhada para a Copa EuroAmericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana.

Criada em 2013, a Copa EuroAmericana reuniu naquela ocasião três equipes europeias (Atlético de Madrid e Sevilla, da Espanha, e Porto, de Portugal) e oito da América do Sul (Estudiantes de La Plata, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, Millonarios e Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, Deportivo Anzoatégui, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai). A disputa aconteceu entre os dias 20 de julho e 4 de agosto, e todos os jogos foram realizados na América do Sul.

Além de Palmeiras e Fiorentina, estão confirmados para a segunda edição da Copa EuroAmericana os times Atlético de Madrid (atual campeão espanhol), Monaco (equipe monegasca que compete no Campeonato Francês e é a atual vice-campeã), Valencia (Espanha), América (México), Junior de Barranquilla e Atlético Nacional (campeão colombiano de 2014), San Jose Earthquakes (EUA), Universitário (Peru), Estudiantes (Argentina), Alianza Lima (Peru) e Universidad Católica (Chile).

Os confrontos deste ano são os seguintes (todos os horários de Brasília):

20/07: Junior Barranquilla (Colômbia) 0 x 1 Monaco (França)
23/07: Atlético Nacional (Colômbia) x Monaco (França), às 21h
26/07: Estudiantes (Argentina) x Fiorentina (Itália), às 15h
26/07: Alianza Lima (Peru) x Valencia (Espanha), às 19h30
27/07: San Jose Earthquakes (EUA) x Atlético de Madrid (Espanha), às 20h
29/07: Universidad Católica (Chile) x Valencia (Espanha), 21h
30/07: América (México) x Atlético de Madrid (Espanha), 19h
30/07: Palmeiras (Brasil) x Fiorentina (Itália), 21h50
02/08: Universitário (Peru) x Fiorentina (Itália), 19h

Acompanhe a Copa EuroAmericana:
www.copaeuroamericana.com
Twitter: @DIRECTVSports | Hashtag: #CopaEuroAmericana
Facebook: DIRECTVSports
YouTube: DIRECTVSports

Sobre a Copa EuroAmericana

A Copa EuroAmericana coloca frente a frente as melhores equipes de futebol europeias e americanas. Triunfa o continente que vencer mais partidas em toda a competição. A primeira edição foi realizada em 2013, com um total de oito encontros. O torneio é organizado pela DIRECTV, operadora de TV paga com presença nos Estados Unidos, na América Latina e no Caribe. Maiores informações em www.copaeuroamericana.com




Fonte: XYZ Live

Nenhum comentário: