quarta-feira, 16 de julho de 2014

Kleiton Lima, ex-treinador da Seleção Brasileira Feminina, avalia evolução tática no Mundial

O técnico Kleiton Lima, ex-Seleção Brasileira Feminina, gostou do que se viu em campo ao longo dos cerca de 30 dias que marcaram a disputa da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. De acordo com o treinador, algumas equipes encantaram pelo seu esquema de jogo definido e pela aplicação tática de seus jogadores durante os 90 ou até 120 desgastantes minutos.

``Vimos uma Copa do Mundo sensacional, com jogos emocionantes e ótimos espetáculos dentro e fora do campo. Times desenvolvendo desempenho técnico acima da expectativa, o que tornaram os jogos empolgantes e com muita dramaticidade. Mas o mais relevante foram as equipes mostrando as suas escolas futebolísticas e receitas táticas bem diferenciadas com estilos agressivos e alta intensidade´´, analisa Lima.

Para Kleiton, esse trabalho organizado mostrou a evolução de escolas tradicionais e também de seleções que não estavam cotadas entre as favoritas.

``A diversidade tática mostra bem a evolução do futebol tendo como ponto de partida a condição física e técnica elevada e com padrão de jogo muito disciplinado taticamente, mostrando equilíbrio e sincronismo interessante em todos os setores do campo´´, observa.

Na visão de Lima, esse trabalho utilizado por outras escolas mundiais precisa ser implantado no futebol brasileiro, que perdeu espaço e prestígio nesta edição Copa do Mundo.

``Hoje o futebol brasileiro precisa de trabalho reciclável e modernidade nos treinamentos, para novamente encontrar padrão que condiz com o estilo de jogo que demonstre arte e criatividade do brasileiro´´, analisa.

Durante a Copa do Mundo, Lima esteve participando da “Soccer Internacional Conference & Premier Camp”, no Lippold Park Soccer, em Chicago (EUA). O evento foi promovido pela Crystal Lake Soccer Federation, com parceria da US Soccer Federation e supervisão da Federação Internacional de Futebol (FIFA). As explanações e ações práticas feitas por Kleiton envolveram estes dois temas: Brasil Team: “Jogo Bonito” e Desenvolvimento e dimensão do treinamento técnico/tático.

``Foi grande satisfação representar o futebol brasileiro neste importante evento, que contou com nomes importantes do cenário internacional (Espanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Irlanda, Croácia, Costa Rica e África do Sul). Tive a chance de passar informações e relatei experiências dentro dos temas que me foram conferidos para falar ao longo das minhas participações´´, finaliza Kleiton Lima.




Fonte e foto: ASE

Nenhum comentário: