terça-feira, 29 de julho de 2014

Cafu reencontra treinador da Fiorentina e crava vitória do Palmeiras

Ex-lateral-direito do Palmeiras e capitão da seleção brasileira na conquista do pentacampeonato, Cafu, 44 anos, acompanhou de perto, na tarde desta terça-feira (29/7), na Academia de Futebol, o treino da Fiorentina, que encara o Verdão no confronto válido pela Copa EuroAmericana, nesta quarta-feira (30), no Pacaembu. O craque se divertiu ao relembrar "causos" da sua passagem pelo futebol italiano e matou a saudade do amigo Vincenzo Montella, 40 anos, treinador da Viola. Eles jogaram juntos na Roma.

``Reencontrar o Montella foi fantástico. Há muitos anos eu não o via. Depois que eu saí da Roma e fui para o Milan, ele foi para outros times também e hoje é treinador. Além de grande jogador ele é grande amigo. Nós tivemos passagem fantástica pela Roma. Foram mais de seis anos, conquistamos títulos e hoje fico muito feliz ao vê-lo como técnico de grande time como é a Fiorentina´´, lembrou Cafu.

A dupla ajudou a Roma a conquistar o Campeonato Italiano e a Supercopa da Itália em 2001. Os títulos foram tema da conversa, mas, conta o capitão do penta, o papo se estendeu a vários outros temas.

``Falamos um pouco de tudo, de Roma, do futebol italiano, mundial e brasileiro, algumas informações em relação ao Brasil, ao Palmeiras. Foi bate-papo muito legal´´, disse Cafu.

A conversa foi em italiano. O ex-lateral-direito demonstrou que não esqueceu completamente como se comunicar com a sua segunda língua.

``Dá para enrolar um pouquinho ainda. Eu consigo arranhar algumas palavras em italiano e deu para ter um papo legal´´, avaliou o brasileiro.

Lateral-direito ofensivo, Cafu lembrou que deu a sua contribuição para fazer de Vincenzo Montella um dos maiores goleadores da história da Roma.

``Eu consagrei bastante o Montella. Apesar da pouca estatura, ele era um cara que tinha impulsão fantástica. Eu tive a oportunidade de consagrá-lo em alguns cruzamentos com a Roma´´, afirmou Cafu.

Cafu não pisava há anos na Academia de Futebol, onde viveu como uma das grandes estrelas do Verdão, entre 1995 e 1997. Foi graças ao sucesso com a camisa alviverde que ele se transferiu para a Roma.

``É sempre gostoso voltar à Academia, ao Palmeiras. É gratificante. Tive passagem, apesar de curta, muito memorável. Disputei o Paulista, Brasileiro, uma Libertadores, uma Copa do Brasil, e conseguimos conquistar um título importante que foi o Paulistão de 1996 com aquele time que fez mais de 100 gols. E cada vez que venho ao Palmeiras é alegria muito grande. Saber que o Palmeiras vem crescendo a cada ano é muito bom. Vai ter o centenário neste ano e espero fazer parte desta festa maravilhosa´´, pede Cafu.

Agora como fã do futebol palmeirense, o ex-lateral direito está na torcida para que os comandados de Ricardo Gareca consigam fazer time competitivo. Cafu entende que o processo não é simples e pede paciência para os palmeirenses.

``Estou acompanhando bastante. É um Palmeiras em formação, que vai ter ascensão muito grande durante a competição, durante os anos. O trabalho do Palmeiras que eu vi nos campos, que eu vi hoje aqui nos campos do CT é de longo prazo. Infelizmente hoje o torcedor não tem paciência suficiente de esperar que os resultados positivos venham a longo prazo. Eles querem os resultados de imediato. Mas existe todo um planejamento, que o clube já tem feito com o novo treinador e com os jogadores para que o time possa vir a ser aquele clube competitivo que todo mundo sabe qual é´´, avalia Cafu.

Ao ser questionado para quem vai a sua torcida no confronto com a Fiorentina, Cafu ficou em cima do muro.

``Aposto no empate. Como eu conheço muito o Montella, joguei com ele seis anos e tenho carinho e respeito muito grande pelo Palmeiras, acho que o empate vai estar bom para os dois times´´, ponderou.

Se isso acontecer, como prevê o regulamento da Copa EuroAmericana, sairá o vencedor em cobranças de penalidades. E nesse momento Cafu acredita que o Verdão se sairá melhor.

``Aí o Palmeiras ganha nos pênaltis. Não tem jeito, aí vai a experiência do nosso Verdão´´, aposta Cafu.

Pontuação atualizada da Copa EuroAmericana: Europa 4 x 1 Américas.

Cada jogo vale um ponto. Veja a relação a seguir:

20/07: Junior Barranquilla (Colômbia) 0 x 1 Monaco (França)
23/07: Atlético Nacional (Colômbia) 2 x 4 Monaco (França)
26/07: Estudiantes (Argentina) 0 x 1 Fiorentina (Itália)
26/07: Alianza Lima (Peru) 2 (9) x (8) 2 Valencia (Espanha)
27/07: San Jose Earthquakes (EUA) 0 (3) x 0 (4) Atlético de Madrid (Espanha)
29/07: Universidad Católica (Chile) x Valencia (Espanha), 21h
30/07: América (México) x Atlético de Madrid (Espanha), 19h
30/07: Palmeiras (Brasil) x Fiorentina (Itália), 21h50
02/08: Universitário (Peru) x Fiorentina (Itália), 19h

Formato da competição - O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa EuroAmericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concede um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6 x 2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.

O vencedor de cada duelo recebe uma placa oficial em homenagem ao sucesso alcançado naquela disputa. Ao final do torneio, a confederação de futebol do continente vencedor receberá o troféu ‘James Hogg’, cujo nome foi inspirado em um dos introdutores do esporte bretão nas Américas. A taça foi especialmente desenhada para a Copa EuroAmericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana.

Criada em 2013, a Copa EuroAmericana reuniu, naquela ocasião, três equipes europeias (Atlético de Madrid e Sevilla, da Espanha, e Porto, de Portugal) e oito da América do Sul (Estudiantes de La Plata, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, Millonarios e Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, Deportivo Anzoatégui, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai). A disputa aconteceu entre 20 de julho e 4 de agosto, e todos os jogos foram realizados na América do Sul.

Além de Palmeiras e Fiorentina, disputam a segunda edição da Copa EuroAmericana os seguintes times: Atlético de Madrid (atual campeão espanhol), Monaco, Valencia (Espanha), América (México), Junior de Barranquilla e Atlético Nacional (ambos da Colômbia), San Jose Earthquakes (EUA), Universitário (Peru), Estudiantes (Argentina), Alianza Lima (Peru) e Universidad Católica (Chile).

Sobre a Copa EuroAmericana

A Copa EuroAmericana coloca frente a frente as melhores equipes de futebol europeias e americanas. Triunfa o continente que vencer mais partidas em toda a competição. A primeira edição foi realizada em 2013, com um total de oito encontros. O torneio é organizado pela DIRECTV, operadora de TV paga com presença nos Estados Unidos, na América Latina e no Caribe. Maiores informações em www.copaeuroamericana.com




Fonte e foto: XYZ Live

Nenhum comentário: