segunda-feira, 28 de julho de 2014

Atlético de Madrid vence San Jose Earthquakes, nos pênaltis, pela Copa EuroAmericana

O Atlético de Madrid (ESP) bateu o San Jose Earthquakes (EUA) por 4 a 3, nos pênaltis, depois de empate sem gols no tempo regulamentar, na noite de domingo (27/7), no Estádio Candlestick Park, em São Francisco, nos Estados Unidos, pela Copa EuroAmericana. Com o resultado, a equipe madrilena, atual campeã espanhola, garante mais um ponto para a Europa na disputa com as Américas.

Agora, o placar mostra uma boa vantagem para os europeus no torneio: 4 a 1. Na próxima quarta-feira (30), o Palmeiras, primeiro brasileiro a disputar a competição, enfrenta a Fiorentina (ITA), no Estádio do Pacaembu, às 21h50, com transmissão ao vivo de Band, Bandsports e Sports+.

``Nosso rendimento caiu um pouco no segundo tempo, mas o jogo me deixou com boas impressões para a temporada que está começando. Estamos trabalhando para formar a melhor equipe´´, comenta Diego Simeone, técnico do Atlético de Madrid.

A partida em São Francisco começou equilibrada. Os times se estudavam e evitavam correr riscos. Mas, com mais qualidade técnica, o Atlético de Madrid começou a impor o seu ritmo. Com boas triangulações pelo meio, com Turan, Mário Suárez e Raul Garcia, passou a envolver o San Jose Earthquakes.

Em uma das principais jogadas do Atlético, Mario arriscou chute e o goleiro Meredith defendeu. A equipe espanhola já fazia por merecer o primeiro gol. A melhor chance veio aos 38 minutos de jogo. Mario Suárez invadiu a área e, na hora de finalizar, foi travado pela zaga: pênalti. Raul García acertou a trave esquerda de Meredith. No rebote, Guilherme Siqueira desperdiçou outra excelente oportunidade, em mais uma intervenção do goleiro do San Jose Earthquakes. Os espanhóis esbarravam na ótima atuação de Meredith.

No segundo tempo, o San Jose começou com tudo. Logo aos dois minutos, Schuler, sozinho, cara a cara com Moyá, chutou em cima do goleiro do Atlético, perdendo grande chance. Os espanhóis responderam no lance seguinte, em chute perigoso de Raul García.

O jogo era bem disputado. Lá e cá. Faltava o gol. Moyá, pelo lado do Atlético, e Meredith, no San Jose, apareciam muito bem. Era difícil furar a barreira dos adversários.

Melhor no jogo nos quinze minutos finais, o Atlético de Madrid pressionava. Porém, não conseguiu marcar o seu gol. O San Jose também levava perigo, principalmente nos contra-ataques, mas também não teve forças para balançar as redes. O vencedor seria conhecido nas penalidades máximas.

Com quatro cobranças convertidas e apenas uma errada, do zagueiro brasileiro Miranda, o Atlético de Madrid levou a melhor sobre o time norte-americano, 4 a 3, e garantiu mais um ponto para a Europa, que abre vantagem na disputa com as Américas: 4 a 1.

Ficha técnica:

San Jose Earthquakes:Meredith, Barklage, Bernardez (Francis), Harden e Stewart (Cronin); Cato, Koval, Stephenson e Fucito; Djalo (Thompson) e Wondolowski (Schuler) Técnico: Mark Watson

Atlético de Madrid:Moyá, Juanfran (Javier Manquillo), Miranda, Insua e Siqueira; Mario, Gabi, Koke (Saul Niguez) e Arda Turan (Samu) e Raúl García (Borja); Leo Baptistão (Héctor) Técnico: Diego Simeone.
Árbitro: Ramón Hernández (EUA)

Pênaltis: Para o Atlético de Madrid, converteram Guilherme Siqueira, Gabi, Mário Suárez e Saul Niguez; Miranda errou. Para o San Jose Earthquakes, acertaram Cronin, Francis e Barklage. Desperdiçaram Stephenson e Schuler.

Cartão amarelo: Miranda
Local: Estádio Candlestick Park, em São Francisco (Estados Unidos)

Pontuação atualizada da Copa EuroAmericana: Europa 4 x 1 Américas.
Cada jogo vale um ponto. Veja a relação a seguir:

20/07: Junior Barranquilla (Colômbia) 0 x 1 Monaco (França)
23/07: Atlético Nacional (Colômbia) 2 x 4 Monaco (França)
26/07: Estudiantes (Argentina) 0 x 1 Fiorentina (Itália)
26/07: Alianza Lima (Peru) 2 (9) x (8) 2 Valencia (Espanha)
27/07: San Jose Earthquakes (EUA) 0 (3) x 0 (4) Atlético de Madrid (Espanha)
29/07: Universidad Católica (Chile) x Valencia (Espanha), 21h
30/07: América (México) x Atlético de Madrid (Espanha), 19h
30/07: Palmeiras (Brasil) x Fiorentina (Itália), 21h50
02/08: Universitário (Peru) x Fiorentina (Itália), 19h

Formato da competição - O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa EuroAmericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concede um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6 x 2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.

O vencedor de cada duelo recebe uma placa oficial em homenagem ao sucesso alcançado naquela disputa. Ao final do torneio, a confederação de futebol do continente vencedor receberá o troféu ‘James Hogg’, cujo nome foi inspirado em um dos introdutores do esporte bretão nas Américas. A taça foi especialmente desenhada para a Copa EuroAmericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana.

Criada em 2013, a Copa EuroAmericana reuniu, naquela ocasião, três equipes europeias (Atlético de Madrid e Sevilla, da Espanha, e Porto, de Portugal) e oito da América do Sul (Estudiantes de La Plata, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, Millonarios e Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, Deportivo Anzoatégui, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai). A disputa aconteceu entre 20 de julho e 4 de agosto, e todos os jogos foram realizados na América do Sul.

Além de Palmeiras e Fiorentina, disputam a segunda edição da Copa EuroAmericana os seguintes times: Atlético de Madrid (atual campeão espanhol), Monaco, Valencia (Espanha), América (México), Junior de Barranquilla e Atlético Nacional (ambos da Colômbia), San Jose Earthquakes (EUA), Universitário (Peru), Estudiantes (Argentina), Alianza Lima (Peru) e Universidad Católica (Chile).

Sobre a Copa EuroAmericana

A Copa EuroAmericana coloca frente a frente as melhores equipes de futebol europeias e americanas. Triunfa o continente que vencer mais partidas em toda a competição. A primeira edição foi realizada em 2013, com um total de oito encontros. O torneio é organizado pela DIRECTV, operadora de TV paga com presença nos Estados Unidos, na América Latina e no Caribe. Maiores informações em www.copaeuroamericana.com



Fonte: XYZ Live

Nenhum comentário: