quinta-feira, 24 de julho de 2014

Antes de encarar Palmeiras, Fiorentina enfrenta Estudiantes

Uma das grandes atrações da Copa EuroAmericana neste ano será a partida entre Palmeiras e Fiorentina, que acontece na próxima quarta-feira (30/7), às 21h50, no Pacaembu. Será a primeira vez que a tradicional equipe italiana vem ao Brasil. A Viola possui larga vantagem contra equipes brasileiras - mas sua principal derrota foi justamente contra o Verdão. Ao todo, foram 12 jogos, quase sempre disputados na Itália, com exceção de um encontro, em 1983, em Nova Iorque. O balanço: seis vitórias, três derrotas e três empates.

Em 1963, o time da cidade de Florença havia recebido o Palmeiras, em casa. Os brasileiros venceram por 3 a 1, gols de Tupãzinho, Servílio e Paulo Leão. Seminario descontou para os donos da casa. Foi a derrota mais dolorida para os italianos, pois, além de ser em casa, também decidiu o campeão do quadrangular internacional Torneio de Florença. Internazionale de Milão e Botafogo (RJ) também participaram.

Os europeus já estiveram na América do Sul uma vez, em 1966. Foram três jogos, sendo dois na Argentina e um no Peru. Na excursão, na década de 60, a equipe de Florença jogou em Rosário, contra a seleção argentina, e perdeu por 1 a 0. Os italianos também estiveram em Mendoza, onde bateram o Independiente Rivadavia, por 2 a 0. Entre um jogo e outro, foram ao Peru e empataram em 1 a 1 com o Universitario, em Lima. Os peruanos, aliás, também serão adversários do time comandado por Vincenzo Montella na Copa EuroAmericana. O confronto acontece no dia 2 de agosto, às 19h.

Antes de encarar o Palmeiras e o Universitario, de Lima, a Fiorentina vai enfrentar o Estudiantes, no Estádio Único de La Plata, na Argentina, em seu primeiro compromisso pela Copa EuroAmericana, no sábado (26), às 15 horas.

Pontuação atualizada da Copa EuroAmericana: Europa 2 x 0 Américas.

Cada jogo vale um ponto. Veja a relação a seguir:

20/07: Junior Barranquilla (Colômbia) 0 x 1 Monaco (França)
23/07: Atlético Nacional (Colômbia) 2 x 4 Monaco (França)
26/07: Estudiantes (Argentina) x Fiorentina (Itália), às 15h
26/07: Alianza Lima (Peru) x Valencia (Espanha), às 19h30
27/07: San Jose Earthquakes (EUA) x Atlético de Madrid (Espanha), às 20h
29/07: Universidad Católica (Chile) x Valencia (Espanha), 21h
30/07: América (México) x Atlético de Madrid (Espanha), 19h
30/07: Palmeiras (Brasil) x Fiorentina (Itália), 21h50
02/08: Universitário (Peru) x Fiorentina (Itália), 19h

Formato da competição - O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa EuroAmericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concederá um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6 x 2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.

O vencedor de cada duelo receberá uma placa oficial em homenagem ao sucesso alcançado naquela disputa. Ao final do torneio, a confederação de futebol do continente vencedor receberá o troféu ‘James Hogg’, cujo nome foi inspirado em um dos introdutores do esporte bretão nas Américas. A taça foi especialmente desenhada para a Copa EuroAmericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana.

Criada em 2013, a Copa EuroAmericana reuniu naquela ocasião três equipes europeias (Atlético de Madrid e Sevilla, da Espanha, e Porto, de Portugal) e oito da América do Sul (Estudiantes de La Plata, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, Millonarios e Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, Deportivo Anzoatégui, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai). A disputa aconteceu entre 20 de julho e 4 de agosto, e todos os jogos foram realizados na América do Sul.

Além de Palmeiras e Fiorentina, estão confirmados para a segunda edição da Copa EuroAmericana os times Atlético de Madrid (atual campeão espanhol), Monaco (equipe monegasca que compete no Campeonato Francês e é a atual vice-campeã), Valencia (Espanha), América (México), Junior de Barranquilla e Atlético Nacional (campeão colombiano de 2014), San Jose Earthquakes (EUA), Universitário (Peru), Estudiantes (Argentina), Alianza Lima (Peru) e Universidad Católica (Chile).

Acompanhe a Copa EuroAmericana:
www.copaeuroamericana.com
Twitter: @DIRECTVSports | Hashtag: #CopaEuroAmericana
Facebook: DIRECTVSports
YouTube: DIRECTVSports

Sobre a Copa EuroAmericana

A Copa EuroAmericana coloca frente a frente as melhores equipes de futebol europeias e americanas. Triunfa o continente que vencer mais partidas em toda a competição. A primeira edição foi realizada em 2013, com um total de oito encontros. O torneio é organizado pela DIRECTV, operadora de TV paga com presença nos Estados Unidos, na América Latina e no Caribe. Maiores informações em www.copaeuroamericana.com



Fonte: XYZ Live

Nenhum comentário: