quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Treinador novato quer levar Sub 20 do Mogi Mirim ao título paulista

Se na carreira de jogador de futebol a sorte não esteve ao seu lado, agora como treinador as conquistas parecem estar em sintonia máxima com o técnico João Burse, que comanda a equipe sub-20 do Mogi Mirim, finalista do Campeonato Paulista da categoria. Ele aponta o conhecimento adquirido dentro da sala de aula como principal aspecto para o sucesso na nova função no mundo da bola.

O Mogi Mirim, de Burse, venceu o primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista Sub 20. Em casa, o Sapão derrotou o Botafogo, de virada, por 4 a 2. Agora, no sábado (30/11), pode perder até por um gol de diferença, em Ribeirão Preto, que será campeão.

Sua carreira como atleta foi interrompida por uma séria lesão sofrida no púbis e com apenas 24 anos resolveu encerrá-la. O zagueiro e também volante, vestiu as camisas do Corinthians Alagoano (AL), União Barbarense (SP), Mogi Mirim (SP), Nagoya Grampus (JAP) e Universidad Católica (CHI).

No entanto, a decepção por encerrar a carreira de forma inesperada deu lugar a novas possibilidades. Burse resolveu apostar no conhecimento e na preparação para exercer outras funções no futebol. Formou-se em Educação Física em 2010 e anos mais tarde a pós-graduação em Metodologia do Treinamento em Futebol e Futsal.

``Futebol é um esporte coletivo e sem a ajuda dos companheiros não teria a mínima condição de conquistar os resultados. Reencontrei no conhecimento a alegria perdida por interromper minha carreira com tão pouca idade. Sofri muito como atleta e agora é só alegria como treinador, disse João Burse.

Apesar da curta carreira como técnico, João já coleciona marcas importantes. No comando da equipe sub-15 do Mogi Mirim chegou na quinta colocação no Campeonato Paulista de 2012, quando o Sapão registrou uma sequência de 15 jogos sem perder na competição, sendo 13 deles sem sofrer gols. No ano anterior, o time havia chegado nas quartas de finais.

Ainda no comando da equipe do interior paulista, os números continuaram soprando a seu favor e na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013 levou o Mogi Mirim até as oitavas de final, feito inédito na história do Sapão. A boa performance lhe rendeu um lugar na comissão técnica do time profissional, ao lado do técnico Dado Cavalcante, que foi eleito o melhor treinador do Paulistão 2013.

``Estou muito feliz pelas oportunidades concedidas e vou me empenhar para que possa corresponder à altura e colocar o Mogi Mirim sempre em evidência. A chave do sucesso sem dúvida alguma está na busca pelo conhecimento e com isso temos a condição de estarmos qualificado, principalmente, para ajudar os demais e formamos uma equipe forte e competente´´, ressaltou.

Sobre a decisão do Campeonato Paulista sub-20 diante do Botafogo de Ribeirão Preto, João Burse acredita que nada está ganho e que o Mogi Mirim precisa se impor e ter bastante atenção para que não seja surpreendido e possa colocar em risco a conquista do título da competição.

``Mesmo com a vitória por 4 a 2, em casa, não podemos acreditar que está ganho o título, porque o Botafogo é uma grande equipe e tem totais condições de ser campeão. Toda atenção será pouca, portanto, precisamos entrar ligados e nos impor desde os minutos iniciais para conseguir conquistar o título´´, finalizou.





Fonte e foto: Golden Gol

Nenhum comentário: