sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Enderson Moreira completa dois anos no Goiás

Setembro de 2011. No ano após ser rebaixado, o Goiás tinha a esperança de retornar o mais rápido possível à Série A do Campeonato Brasileiro. Entretanto, a realidade era bem diferente. O Esmeraldino ocupou o G-4 da Série B apenas em uma oportunidade, na terceira rodada, e de lá para frente, fazia uma participação penosa e deixava a torcida com uma aflição desesperadora devido à real possibilidade de rebaixamento a partir do segundo turno da competição.

Em meio a esse cenário, a diretoria do time goiano decidiu apostar no trabalho de um profissional da nova safra de treinadores do futebol nacional: Enderson Moreira. Após passagem pelo Fluminense, onde treinou o time entre as eras Muricy Ramalho e Abel Braga, ele assumiu o novo desafio no Centro-Oeste do país.

Fazendo campanha de recuperação, Enderson Moreira liderou o Goiás a partir da 27ª rodada, e, nas 11 partidas subsequentes, conseguiu afastar o fantasma do rebaixamento e encerrar o campeonato dignamente.

Veio o ano de 2012 e a diretoria acreditou no trabalho do treinador mineiro para o início da temporada. Os frutos começaram a ser colhidos desde então. Começando pelo título do Campeonato Goiano, que não terminava nas mãos do Esmeraldino desde 2009, Enderson teve o apoio para montar um elenco competitivo capaz de brigar com propriedade pelo retorno à Primeira Divisão do Brasileiro.

Mostrando que o preparo e as contratações foram bem realizadas, o Verdão do Centro Oeste fez uma excelente campanha, figurando no G-4 em quase todo o segundo turno, e com uma bela arrancada final, desbancou o Vitória e conquistou a Série B pela segunda vez na história.

O ano de 2013 tem sido o grande desafio de Enderson. Com o retorno à Série A, ele precisaria manter um time competitivo, mesmo com a perda de peças importantes do vitorioso ano de 2012. Um grupo que fizesse uma boa temporada e, principalmente, mostrasse capacidade de manter-se na Primeira Divisão.

Até aqui, o Goiás não decepcionou. A equipe conquistou o bicampeonato goiano, algo que o clube não conseguia desde 2003, e faz trajetória nas competições nacionais que tem obtido cada vez mais o respeito dos demais clubes e da imprensa brasileira.

Na Copa do Brasil, o Esmeraldino chegou até as quartas de final e tem grandes chances de avançar para as semifinais no fim de outubro (venceu o Vasco por 2 a 1, no jogo de ida, das quartas de final, em casa). No Brasileirão, após um susto inicial devido aos resultados das primeiras rodadas, vem evoluindo à medida que o campeonato avança e a escalada rumo às primeiras colocações da tabela se torna cada vez mais notória.

O técnico comenta o período no comando do time, destacando o trabalho conjunto que permitiu a longevidade conseguida até o momento.

``Todos nós sabemos das características do futebol brasileiro, marcada pela valorização dos resultados imediatos e a cultura do técnico ser o responsável número um pela obtenção desses resultados momentâneos. Dessa forma, chego a esse momento marcante da minha carreira com o sentimento de agradecimento. O ambiente que me permitiu completar dois anos à frente do Goiás é algo que vou levar comigo para o resto da vida. Isso se tornou possível com muito esforço e trabalho coletivo dos profissionais do clube. A união é a palavra-chave, foi o que nos permitiu colher bons frutos nas últimas temporadas. Aliado a isso, a confiança da diretoria é algo que considero louvável. Passamos por vários momentos delicados nesse período, como todas as equipes passam, em que houve pressão externa pelo fato de alguns resultados momentâneos não corresponderem à expectativa. Contudo, a diretoria valorizou o trabalho a longo prazo e acreditou na capacidade da comissão técnica e jogadores. Assim, pudemos superar vários obstáculos e seguir firmes no objetivo de evoluir cada vez mais e buscar voos mais altos´´, disse

Os números de Enderson no Esmeraldino também são notáveis. Com 133 partidas, já está entre os treinadores com mais tempo de casa no clube. Números que se tornam imponentes pelo aproveitamento total de 66,17 %, marca difícil de ser atingida considerando o fato de ser a terceira temporada em um mesmo clube, com entradas e saída de jogadores nas janelas de transferências.

Alguns retrospectos entraram para a história do Goiás: a marca de 50 partidas de invencibilidade no Serra Dourada, conquistada desde a chegada de Enderson até abril de 2013, e de 41 partidas invictas no Serra em competições nacionais. Já no Campeonato Brasileiro deste ano, a equipe tem também como destaque a média de roubadas de bola: o Goiás tem o terceiro melhor aproveitamento, com 14,52 roubadas por jogo.

Enderson comemora os números e os credita à dedicação dos jogadores em campo.

``Fico feliz por estar fazendo parte de momentos históricos para o Goiás, com várias marcas alcançadas, que, reitero, são frutos do excelente trabalho em grupo realizado no clube. O Serra Dourada tornou-se de vez nosso reduto e a sinergia entre o torcedor que está no estádio e a entrega do time dentro de campo faz por merecer a construção desse retrospecto. Neste ano, o desempenho do time fora de casa tem melhorado cada vez mais e quando vemos que estamos caminhando na trilha que leva à perfeição, é algo que deixa qualquer treinador satisfeito. Essa boa média de roubadas de bola é a característica que espelha dedicação do grupo. Tanto em casa, quanto fora, todos têm se doado para fazer marcação eficiente. Há contribuição de todos os setores, até mesmo o ofensivo. Os jogadores têm entendido e assimilado a importância do primeiro combate e isso resulta na obtenção de bons pontos no campeonato. Quando as lacunas do campo têm boa presença dos atletas, fica mais complicado para o adversário se aproximar do nosso gol´´, explica

Contra o Fluminense, Enderson completará os dois anos de clube. Apesar de ser uma data comemorativa, o treinador enfatiza o foco na manutenção da boa campanha do Goiás na temporada.

``Será uma data especial, muito marcante para mim, mas o campeonato continua. Conquistamos boa vitória sobre o Vasco na quarta-feira, pela Copa do Brasil, e já precisamos voltar as atenções totalmente para o Brasileiro. Devemos manter a boa sequência de resultados nesse returno para buscar um lugar no G-4, uma meta possível de ser alcançada se nos mantermos nessa crescente, jogando bem dentro e fora de casa. O grupo tem capacidade e vamos continuar trabalhando para conseguir essa vaga, sempre pensando jogo a jogo e assimilando a responsabilidade de entrar em campo focados para buscar as vitórias´´, encerrou.

Goiás e Fluminense se enfrentam no sábado (28/9), às 18h30, no Serra Dourada, em Goiânia. O duelo é válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A data será marcante pelos dois anos do treinador do Esmeraldino e também pelo fato de ser contra o ex-time do comandante.

Números de Enderson no Goiás:

Títulos:
Bicampeonato Goiano - 2012 e 2013
Campeonato Brasileiro Série B - 2012

Marcas:
51 partidas de invencibilidade no Serra Dourada (41 vitórias e 10 empates)
41 partidas de invencibilidade no Serra Dourada, em competições nacionais (30 vitórias e 11 empates)

Jogos: 133
Vitórias: 77
Empates: 33
Derrotas: 23
Gols Marcados: 244
Gols sofridos: 134
Saldo: +110
Aproveitamento: 66,17%



Fonte e foto: Francis Melo

Nenhum comentário: