quinta-feira, 16 de maio de 2013

Atacante brasileiro corre atrás do título da Copa do Rei da Espanha


Na próxima sexta-feira, a partir das 16h30 (de Brasília), no Santiago Bernabéu, os eternos rivais Atlético de Madrid e Real Madrid decidirão o título da Copa do Rei pela quinta vez na história. Nos primeiros quatro duelos, os Colchoneros venceram três, 1960/61/92, e perderam apenas um, em 1975. Para os torcedores mais supersticiosos, o fato de atuar na casa do adversário pode ser considerado um ponto “positivo”. Isso porque nas outras nove decisões em que o Atlético sagrou-se campeão, oito foram realizadas no Santiago Bernabéu.

Para o atacante brasileiro Diego Costa, artilheiro da Copa do Rei com sete gols marcados, a partida será muito complicada e o Atlético tem totais condições de levar o título, mas destaca que o favorito é o Real.

``Será bem difícil porque sabemos da grandeza do adversário e que eles são favoritos, mas temos as nossas opções. Uma final é sempre muito especial porque existem jogadores que atuam o ano inteiro e acabam não jogando a última partida por diferentes motivos. Estou vivendo um momento único porque será a minha primeira final como titular e farei de tudo para conseguir esse título para o clube´´, disse.

Em relação ao longo período sem vitórias sobre o arquirrival, que já dura mais de 13 anos, o brasileiro acredita que em uma final tudo pode acontecer e confia na força de seus companheiros, principalmente no faro de gol do matador colombiano Falcao García.

``Esse tabu não nos afeta em nada. Eu aposto na força do grupo e sei que podemos ganhar. Que seja de um a zero, apenas um gol pode ser suficiente. O que importa é a vitória. Eles têm muitos jogadores de qualidade, mas nós temos o Falcao e sabemos que ele pode decidir a partida em qualquer momento´´, afirmou.

Apesar do ótimo retrospecto no Santiago Bernabéu, Diego Costa admite que preferia jogar a final no Vicente Calderón.

``Mesmo com todos os números a favor, eu queria jogar no nosso estádio, onde estamos mais acostumados e somos ainda mais fortes. Mas é uma final e será equilibrada de qualquer maneira. Temos que fazer de tudo para ganhar o jogo e alegrar a nossa torcida, que sempre nos apoiou muito e merece esse título´´, finalizou.

A última vez em que o Atlético conquistou a Copa do Rei foi na temporada 1995/96. Na ocasião, os Colchoneros venceram o Barcelona, por 1 a 0, com gol do iugoslavo Pantic, na prorrogação. Os outros títulos foram conquistados em 1960/61/65/72/76/85/91/92.

Curiosidades

* Diego Costa é o artilheiro da Copa do Rei, com sete gols.
* Na semi-final, o brasileiro marcou os dois gols na vitória sobre o Sevilla, por 2 a 1, no jogo de ida, e também fez o primeiro no empate de 2 a 2, na partida de volta (o 2º gol marcado por Falcao teve assistência do brasileiro)
* A última vitória do Atlético sobre o Real aconteceu no século passado, no dia 30 de outubro de 1999, no Santiago Bernabéu: 3 a 1.
* A Copa do Rei é a competição oficial mais antiga da Espanha, disputada desde 1902 (a Liga Espanhola começou na temporada 1928/29)
* O Atlético já disputou 18 finais e conquistou nove títulos.
* A maior vítima é justamente o grande rival Real Madrid, que foi derrotado em três ocasiões (1960, 61 e 92).
* A única vez em que o Atlético perdeu uma decisão de Copa do Rei para o arquirrival foi em 1975, após um empate sem gols no tempo normal e revés nos pênaltis.
* O Atlético não conquista a Copa do Rei desde 1996, quando superou o Barcelona, por 1 a 0
* A última vez em que o Atlético disputou a final da Copa do Rei foi em 2010, na derrota para o Sevilla, por 2 a 0
* Os maiores ganhadores da Copa do Rei são Barcelona (28), Athletic Bilbao (23), Real Madrid (18) e Atlético de Madrid (9)



Fonte e foto: Triple

Nenhum comentário: