sábado, 23 de fevereiro de 2013

André Lima assina contrato e veste a camisa do Beijing Guoan, da China


Está tudo pronto para a segunda experiência internacional na carreira de André Lima. Aos 27 anos, o ex-centroavante do Grêmio, que já defendeu o Hertha Berlin, da Alemanha, desembarcou em Pequim na última segunda-feira (18/2). No dia seguinte, realizou os exames médicos e durante a semana deu sequência aos procedimentos burocráticos. Após assinar contrato na quinta-feira (21) com o Beijing Guoan por três temporadas, recebeu a camisa número 38 (queria o 99, que usava no Brasil, mas a Federação Chinesa permite apenas até o 50) e já embarcou para Xangai, onde a equipe realiza pré-temporada.

Na sexta-feira (22), André Lima conheceu os novos companheiros, entre eles o malinês Frederic Kanouté, o equatoriano Guerrón e o sérvio Darko.

``Sou o único brasileiro no grupo, mas eles já disseram que vão me ajudar na comunicação por aqui. O Kanouté jogou muito tempo na Espanha, fala espanhol, assim como o treinador. O Darko sabe português e o Guerrón consegue arranhar. Fui bem recebido pelos dirigentes e agora estou conhecendo meus colegas. Tenho que me adaptar o mais rápido possível à rotina deles. Pequim é uma cidade que tem tudo, não tive nenhuma dificuldade em termos de alimentação nesses primeiros dias. O clube colocou um intérprete à disposição. Para ficar completo, só falta a minha família, que ainda está no Brasil e virá para cá assim que eu me estabelecer. É um desafio e tanto. Mas estou preparado´´, destaca o jogador.

Clube jovem em relação aos já defendidos por André Lima, que tem passagens por Vasco, Botafogo, São Paulo, Fluminense e Grêmio, entre os mais tradicionais, o Beijing Guoan completa 21 anos em 2013. Hoje um dos candidatos ao principal título nacional, vem em ascensão desde 2003, quando conquistou a Copa da China. No ano seguinte, foi campeão da Supercopa da China e em 2009 faturou a Super Liga Chinesa. Neste ano, vai disputar a Super Liga Chinesa, a Copa da China e a Liga dos Campeões da Ásia - não houve tempo hábil para a inscrição do brasileiro na fase de grupos do torneio continental, por ser a contratação mais recente do clube.

``A expectativa é boa. Nosso presidente disse que temos que brigar pelas três competições. Este é o nosso objetivo: lutar pelo título em todas. Me encontro em boas condições físicas e pronto para ajudar meus companheiros dentro de campo´´, conclui.

André Lima defendeu o Grêmio por dois anos e meio. Estreou oficialmente em julho de 2010, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Virou uma das principais referências gremistas no returno da competição, ao marcar dez vezes e dar cinco assistências nas últimas 15 partidas como titular. A campanha livrou a equipe gaúcha da zona de rebaixamento, classificando-a à Copa Libertadores do ano seguinte. Em 2011, teve de parar por quase quatro meses após cirurgia no joelho direito. Na volta aos gramados, confirmou a condição de goleador do time no Brasileirão, ao balançar as redes em nove oportunidades.

No final de 2012, André Lima entrou definitivamente para a história do clube ao marcar o primeiro gol da Arena do Grêmio. Na oportunidade, abriu de cabeça o placar da vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo, da Alemanha, em jogo de inauguração do novo estádio. Ao todo, disputou 120 partidas com a camisa tricolor e balançou a rede 39 vezes.



Fonte e foto: TXT

Nenhum comentário: