quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ituano vai atrás do título da Copa Paulista

A primeira rodada da Copa Paulista, que começou com o empate sem gols entre São Bernardo e Palmeiras B nesta semana, terá o prosseguimento da primeira rodada a partir de sábado (14/7). A competição conta com equipes da Primeira, Segunda e Terceira Divisões do Campeonato Paulista e premiará o campeão com a vaga na Copa do Brasil de 2013. E o Ituano, de Juninho Paulista, vai correr atrás do caneco.

A primeira competição similar foi em 1992 com o nome de Copa 90 anos, competição que comemorava os 90 anos do Futebol Paulista de Futebol O Ituano não passou da primeira fase.

A competição voltou a ser disputada em 1999 com o nome de Copa São Paulo. O Ituano chegou a final e perdeu o título para o Paulista, tradicional rival. O Galo de Itu teve 61% de aproveitamento.

A competição voltou a ser disputada em 2001 e o Ituano não disputou. Foi a única ausência. Em 2002, foram realizadas duas competições. A Copa Estado de São Paulo com equipes das Segunda e Terceira Divisões, e a Copa Mauro Ramos de Oliveira, capitão do bicampeonato mundial da Seleção Brasileira em 1962, no Chile. Nesta competição, o Ituano foi campeão com 63% de aproveitamento em 10 jogos.

A partir de 2003, a Copa Paulista passou a ser disputada regularmente no segundo semestre com equipes das três divisões. No início, foi denominada Copa Federação. Em 2003, o Ituano voltou a disputar a final. Perdeu o título para o Santo André. Em  2004, foi eliminado nas semifinais pelo Santos B. E em 2005 chegou as oitavas de final, sendo eliminado pelo Botafogo. Foi a última vez que chegou a fase de play off da
Copa Paulista.

Nos três anos seguintes, o Ituano não passou da primeira fase. Com a chegada da administração de Juninho Paulista em 2009, o Ituano chegou três vezes na segunda fase. No ano passado, o time fez a melhor campanha da competição com 83% de aproveitamento. Foram 11 vitórias e dois empates em 14 jogos.

Neste ano o Ituano está no grupo com Guaçuano, Independente, Capivariano, Rio Branco, XV de Piracicaba e Paulista. O União São João, de Araras, desistiu.

As equipes do Gauçuano, Indepedente e Capivariano subiram no ano passado da Quarta Divisão e participam pela primeira vez. O Rio Branco não disputou no ano passado. O XV de Piracicaba foi adversário do Ituano na primeira fase do ano passado e se classificou. O rival Paulista enfrentou o Ituano na segunda fase do ano passado e conquistou o título contra o Comercial, de Ribeirão Preto.

A estreia do Ituano será sábado, às 15 horas, no estádio Novelli Júnior, em Itu, contra o Guaçuano. O preço do ingresso é único. Custará R$ 10,00 e o torcedor poderá optar pela cadeira descoberta ou coberta.

Nenhum comentário: