domingo, 29 de julho de 2012

Brasileiros comandam Valencia na conquista do ``Troféo Naranja´´

O atacante Jonas e o goleiro Diego Alves comandaram a vitória do Valencia sobre o Porto no último sábado (28/7), em partida realizada no estádio Mestalla. Com o gol do empate durante os 90 minutos e duas defesas nas penalidades máximas, os brasileiros foram decisivos na conquista do tradicional Troféo Naranja, evento que marca a abertura da temporada na casa da equipe espanhola.

Todo o dinheiro arrecadado no jogo será utilizado em benefício dos municípios Cortes de Pallas e Andilla, afetados pelos incêndios mais devastadores das últimas décadas na comunidade valenciana.

Os donos da casa perdiam por 1 a 0, gol do Lucho Rodriguéz, até que Jonas fez a diferença. Eram 18 minutos da segunda etapa quando Guardado cruzou da esquerda. Na linha da segunda trave, já dentro da pequena área, o camisa 7 cabeceou para baixo e deixou tudo igual.

Com novo treinador nesta temporada, Mauricio Pellegrino, o Valencia passou a jogar no esquema 4-4-2. Jonas, que jogava como meia, voltou para o ataque, formando dupla com o centroavante Soldado. Mais perto da área, balançou a rede pela terceira vez nos quatro amistosos que disputou, sendo que em nenhum deles participou dos 90 minutos, em função dos testes realizados pela nova comissão técnica.

``Fizemos um bom jogo, o primeiro diante do nosso torcedor na temporada. Há uma expectativa grande aqui em Valencia em função da mudança do treinador, das contratações que foram feitas. Hoje o Guardado cruzou na medida para o nosso gol, é um jogador que está chegando e se mostrando bem à vontade. Vencer é ótimo, marcando gol, melhor ainda. Estou feliz com meu desempenho nessa volta ao ataque. Espero fazer um grande ano´´, explica Jonas, autor de 19 gols e 12 assistências atuando no meio-campo na temporada passada.

A igualdade no placar levou a decisão para os pênaltis. Aí foi a vez de brilhar a estrela de outro brasileiro. Diego Alves é especialista em tiros dos 11 metros. Desde 2007 na Espanha, defendeu 12 cobranças em jogos oficiais. Fez seu nome no país parando jogadores de expressão como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Fernando LLorente e Frédéric Kanouté.

Contra o Porto, ele defendeu dois chutes, justamente de compatriotas, Kléber e Kelvin. Iturbe, para fora, e Moutinho, na trave, também desperdiçaram e completaram o placar de 2 a 0 para o Valencia. A segunda defesa foi a que mais chamou a atenção. Kelvin tentou marcar com a famosa cavadinha no meio do gol, mas Diego, que havia saltado para a direita, conseguiu esticar a perna e defender com a sola da chuteira, levando o torcedor ao delírio.

``Treino muito pênalti e tenho boa intuição. Tento fazer uma guerra psicológica com o cobrador. Busco uma rápida leitura da corrida de quem vai bater, analisando o enquadramento e deixo para sair na hora em que ele está perto da bola. Estamos fazendo um bom trabalho neste início de temporada, nos preparando bem para as competições. Vai ser um ano muito importante para todos nós, com competições interessantes e o que fizermos agora vai refletir lá na frente´´, afirma Diego Alves.
Diego Alves e Jonas voltam a campo no próximo sábado, quando o Valencia enfrenta a Seleção da Indonésia, no estádio Gelora Bung Karno, na Indonésia.

Fonte e foto: Trato.TXT

Nenhum comentário: