sábado, 23 de junho de 2012

Vadão define esquema tático do profissional para categorias de base do Guarani

Com a coordenação do técnico Oswaldo Alvarez, o popular Vadão, o Guarani terá um modelo de integração entre as categorias de base e o futebol profissional. O objetivo é formar o atleta dentro de um conceito único até chegar ao time principal.

Vadão explicou que é preciso seguir o mesmo padrão, principalmente tático, desde o sub-15, até o sub-20, para os garotos chegarem prontos para o elenco profissional.

``Depois de conversar com todos os treinadores da base chegamos a decisão que usaremos um sistema com apenas um volante, ficando com três meias e dois atacantes, ou dois meias e três atacantes. Seguindo essa fórmula a gente evita que, toda vez que se muda um treinador, se aplica uma ideia nova´´, disse o treinador.

Um esquema semelhante, e muito conhecido no futebol mundial, é o aplicado no Barcelona da Espanha. O presidente Marcelo Mingone afirmou que é possível um modelo de sucesso, mesmo com condições financeiras diferentes.

``É claro que nós não temos a condição que tem o Barcelona, mas nós podemos jogar de igual pra igual com qualquer clube aplicando um pensamento de formação como o que vamos fazer, com as condições que temos´´, disse o cartola.

Farão parte do projeto elaborado por Vadão os treinadores José Carlos Grandini, do sub 17; Juarez Sobreiro, do sub 20; e Cláudio Lopes, do sub 15.

Nenhum comentário: