segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ituano analisa rivais na Copa Paulista


A Federação Paulista de Futebol divulgou os grupos da Copa Paulista 2012. Serão 31 equipes divididas em quatro grupos. São três chaves de oito equipes e uma de sete equipes. O Ituano está no grupo C ao lado de Paulista, XV de Piracicaba, Rio Branco, Inter de Limeira, Independente, Capivariano e Guaçuano.

São três equipes que disputaram a Primeira Divisão neste ano. As outras cinco equipes estão na Terceira Divisão (Série A-3). Rio Branco, Inter, Capivariano e Guaçuano ainda estão na fase final disputando o acesso à Segunda Divisão (Série A-2).

A competição vai começar dia 15 de julho e a tabela ainda não foi divulgada. Será a 12ª participação
do Ituano, que conquistou o título em 2002, quando foi denominada Copa Mauro Ramos. Em 99 foi vice-campeão contra o Paulista, que na época se chamava Etti Jundiaí. E em 2003 foi vice-campeão contra o Santo André.

A Copa Paulista é disputada neste formato desde 2005, quando o Ituano foi eliminado nas quartas de final. E há três anos o Ituano não chega a fase de play off, sendo eliminado na segunda fase.

Dos adversários que vai enfrentar neste ano, três equipes são tradicionais na época que o Ituano estava na Segunda Divisão. O Independente de Limeira, Capivariano e Guaçuano são equipes que enfrentou na mesma competição em 1987. Enfrentou Independente e Capivariano novamente em 1989 quando retornaram à Divisão de Acesso.

Ituano e Capivariano disputaram sete Paulistas. Foram quatro na Terceira Divisão e três na Segunda Divisão. O último jogo foi em 1989, em Capivari, derrota do Ituano por 1 x 0.

Ituano e Independente disputaram sete Paulistas na Segundona. O último jogo com o Independente foi em Limeira, derrota do Ituano por 2 x 1. E com o Guaçuano disputou oito Paulistas. Foram duas na Terceira Divisão e seis na Segunda Divisão. Como estavam em grupos diferentes, a última partida entre eles foi em 1982, no Novelli Júnior, vitória do Ituano por 1 x 0.

Na Copa Paulista, o Ituano só enfrentou o Independente. Em 2005 se enfrentaram pela última vez e o Ituano venceu no Novelli Júnior por 2 x 0. Dos outros quatro adversários, o mais tradicional é o rival Paulista. Entre Campeonato Paulista e Copa Paulista são 43 confrontos com muito equilíbrio. São 14 vitórias do Ituano, 14 empates e 15 derrotas. No último confronto pelo Paulista deste ano, o Ituano venceu por 3 x 2 no Novelli Júnior.

Nenhum comentário: