segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Treinador português vai comandar Primeira Camisa na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Roque Júnior é mais uma vez pioneiro no futebol do Vale do Paraíba. São quatro anos de trabalho no Primeira Camisa voltado para a categoria de base, focado nos atletas da cidade e região.

Agora ele inova contratando um técnico português para comandar o sub 18 do Primeira Camisa na disputa da Copa São Paulo 2012. Marc dos Santos já está trabalhando com os atletas desde quinta-feira (15/12). Ele é canadense de Montreal e português naturalizado.

``Nasci no Canadá e ainda criança retornei para Portugal com os meus pais. Aos 22 anos fui para Moçambique e aos 27 retornei ao Canadá´´, explica o jovem Marc, de 34 anos (25/05/77). Chegou a jogar na terceira divisão de Portugal, mas o objetivo sempre foi ser treinador de futebol.

Marc dos Santos fez o curso da Uefa e é licenciado A. Significa que tem permissão para trabalhar em qualquer clube de qualquer divisão. Em 2004 fez estágio com Jaime Pacheco no Boavista. Em 2006 fez estágio com Jesualdo Ferreira no Porto, e 2008 com José Guilherme Oliveira também no Porto. Em 20007 foi assistente técnico do Montreal Impact no Canadá. Chegou as quartas de final da Concacaf Champions League. Foi eliminado pelo Santos Laguna, do México.

Em 2009, ele assumiu a equipe principal do Montreal Impact e conquistou o título canadense. Em 2010 teve a oportunidade de fazer um estágio com Carlo Ancelloti no Chelsea.

Nos últimos anos tem surgido novos nomes de treinadores de futebol em Portugal e que estão ganhando projeção na Europa. Marc dos Santos explica: ``Claro que o fator José Mourinho ajuda e muito. Mas realmente há uma grande vontade dos jovens técnicos portugueses de crescer. Buscam se preparar, se dedicam e procuram se espelhar nos grandes técnicos. Há uma onda forte em Portugal destes novos treinadores. Eu particularmente tenho muito vontade de ir longe no futebol´´, ressalta.

Marc dos Santos que também elogia o pensamento dos novos dirigentes. ``Também há novos dirigentes de futebol com uma nova mentalidade. Que acreditam e dão oportunidades. No futebol aprendi que você precisa exercer liderança e ter qualidade no trabalho. É isso que tenho procurado fazer´´, emendou.

Em São José dos Campos desde terça-feira, Marc dos Santos acompanhou um jogo treino do Primeira Camisa contra o Red Bull na quarta-feia, e começou a trabalhar na última quinta feira. Após três dias de treinamentos, elogia o elenco que vai disputar a Copa São Paulo.

``A minha impressão é muito boa. Eles tem uma vontade enorme de aprender e crescer. Percebo isso. Vi qualidade neste grupo´´, comentou Marc dos Santos, que já dirigiu a equipe no jogo treino contra o Sinop. Vitória do Primeira Camisa por 3 x 1. Até a estreia na Copa São Paulo serão 15 dias de treinamento. Marc dos Santos já definiu a preparação.

``Teremos somente treinos táticos. A preparação física já foi realizada. Agora tenho que focar no trabalho tático. Todos devem saber o que fazer em campo até o dia 4´´, finalizou Marc dos Santos.

O Primeira Camisa estreia contra o XV de Piracicaba, no Paraíba, em São José dos Campos. No grupo da Copa São Paulo o Primeira Camisa ainda enfrenta na primeira fase o Cruzeiro/DF, no dia 8, e o Ceará, dia 11 de janeiro.

Nenhum comentário: