terça-feira, 25 de maio de 2010

Em Campinas, Ponte Preta encara o líder Guaratinguetá

A quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro será disputada nesta terça-feira. E o grande de destaque será o duelo paulista que acontecerá no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, às 21 horas, entre a invicta Ponte Preta diante do líder Guaratinguetá.

- Espero que nossa torcida esteja presente no Majestoso para apoiar o time e nos ajudar a conseguir a segunda vitória seguida no Majestoso. A equipe está dando tudo de si em campo e conta com esse apoio no jogo de hoje, que não será fácil, mas queremos e vamos lutar por um bom resultado - disse o técnico Jorginho.

Jorginho pede ao torcedor que venha e apóie o time do começo ao fim, acreditando na Ponte.

- O Guaratinguetá deve jogar no contra-ataque e, mesmo que as coisas não comecem como esperamos, peço à torcida que acredite e incentive o nosso time o tempo todo. O jogador sente quando o torcedor acredita nele e essa confiança dá mais força a ele no jogo. Se percebe que o torcedor confia, o grupo cria corpo e alma, e o objetivo fica mais fácil de ser atingido - analisou.

O elenco entra em campo, às 21 horas, ciente da importância de conquistar mais três pontos em casa nos jogos que antecedem a Copa do Mundo.

- Nossa responsabilidade hoje é dobrada, pois jogamos em casa e diante de nossa torcida. O adversário sabe disso e é líder da competição, deve vir para cima da gente. Por isso toda a atenção será necessária - disse o capitão Tinga.

O goleiro Eduardo Martini, que tem se destacado com grandes defesas, também destaca a relevância do embate de logo mais.

- Dependendo do resultado que conseguirmos aqui hoje, não só manteremos nossa invencibilidade e agradaremos nosso torcedor como já podemos entrar no G-4 - lembrou Tinga.

No lado do Guaratinguetá, o técnico Roberval Davino vem a Campinas com o objetivo de manter a liderança ou, no mínimo, permanecer no G-4 após a rodada de hoje. O habilidoso Lúcio Flávio, com dores na panturrilha, é dúvida para o jogo. Já o meia Alan pode ficar no banco, tendo sua vaga disputada por Nenê e Marcinho.

A Ponte Preta vai jogar com Eduardo Martini; Alex Santos, Diego Jussani, Naldo e Vicente; Escobar, Josimar, Tinga e Junai; Marcelinho e Reis.

O provável Guaratinguetá - Jaílson; Júlio César, Gustavo Bastos e Éverton; Fábio Silva, César Santiago, Goeber, Marcinho e Renato Peixe; Lúcio Flávio e Tozin.

DIEGO DEDONÉ NÃO CORRE RISCO DE MORTE

Na última sexta-feira o Guaratinguetá venceu o Vila Nova-GO por 2 a 1. Mas ficou em segundo plano pelo incidente envolvendo o atacante Diego Dedoné, que recebeu involuntariamente um chute forte do zagueiro Everton, também da Garça, o que gerou pânico, comoção e perplexidade de todos aqueles que acompanhavam a partida.

Algumas pessoas que assistiam a partida pela televisão chegaram a acreditar no falecimento do atleta, enquanto ele recebia os primeiros atendimentos dentro de campo, devido a impressionante cena, que era repetida inúmeras vezes. O desespero de muitos companheiros, principalmente as lágrimas do amigo César Santiago, aumentavam a tensão no estádio. Repentinamente, para a alívio geral, Dedoné se levantou dentro da ambulância e conversou com todos. O atleta foi encaminhado rapidamente ao hospital Frei Galvão, acompanhado pelo médico Yassuo Yoshida.

- Por sorte, o movimento feito pelo Diego, quando ele estica a cabeça para cortar a jogada foi vital, já que a musculatura de seu pescoço estava rígida, evitando assim uma possível lesão em sua coluna cervical - afirmou Yoshida.

O médico informou que Diego foi encontrado por ele desacordado, chegando até a convulsionar dentro do gramado, acordando posteriormente desorientado e engasgado, sendo levado ao hospital lúcido, mas se queixando de muitas dores na região atingida.

- Ao chegarmos ao hospital Frei Galvão, o Dr. Mateus Takei, neurocirurgião ficou responsável pelo caso e acompanhou de perto o atleta. Depois das avaliações e exames realizados, o Diego foi encaminhado à UTI, onde permaneceu até a tarde de sábado- relatou o médico.

Segundo o laudo médico de acordo com exames realizados, Diego sofreu múltiplas fraturas no lado esquerdo do rosto em diferentes regiões (maçã do rosto, mandíbula inferior, malar, assoalho do globo ocular, etc.), mas apenas duas destas contusões necessitam de um procedimento cirúrgico para correção. O atleta ainda sofreu uma leve contusão cerebral e um traumatismo crânio-incefálico, que o deixou bastante confuso ao ser atendido. Mesmo assim, Diego não corre perigo de morte e seu estado clinica melhorou no sábado, tanto que no domingo le até conseguiu caminhar e receber algumas visitas, inclusive de companheiros de clube e familiares.

- O Diego foi encaminhado a um bucomaxilo, especialista na área da lesão, que realizará a cirurgia nos próximos dias para a colocação de pinos e placas nas regiões atingidas. Enquanto isso, o atleta continuará internado em observação. A previsão de alta inicial para recomeçar o trabalho é de dois a três meses, mas ele será reavaliado após o procedimento cirúrgico. Estamos muito felizes porque o pior passou e ele está relativamente bem - completou Yassuo.

Para encarar a Ponte, além do desfalque do talismã Dedoné, a equipe pode sofrer mais baixas no ataque, já que o meia-atacante Lúcio Flávio sentiu uma contusão na panturrilha e dificilmente jogará. Em seu lugar a concorrência está acirrada: Serginho, que retornou após suspensão e fez um gol logo de cara, sendo “perseguido” de perto por Nenê e Marcinho, meias que podem aparecer juntos ou separados como titulares.

- Dúvidas boas, em termos, porque se tratam de grandes jogadores que teriam vaga em qualquer equipe do cenário nacional, mas que entram no lugar de outros que deixam a equipe por contusões. O único problema é que eu não posso colocar todos eles para jogar ao mesmo tempo, principalmente na casa do adversário, que para este jogo é a Ponte Preta, time de tradição e que vem sendo bem comandado pelo Jorginho - explicou o técnico Roberval Davino.

Outro jogador que ganhou destaque nos últimos treinamentos é o volante Leandro, que vem atuando improvisado pela lateral-direita desde o quadrangular decisivo da Série A-2, estava machucado, mas já se recuperou. Ele disputa a vaga com Fábio Silva.

O Guaratinguetá tenta quebrar um tabu de três anos sem vitória contra a Ponte Preta. A rivalidade entre as equipes cresceu muito depois da semifinal de 2008, quando o Guará, então líder do Campeonato Paulista, foi eliminado pela equipe campineira depois de duas derrotas. Incidentes com a torcida da Macaca e uma grande atuação de Aranha, goleiro que hoje joga pelo Atlético-MG, foram os principais acontecimentos.

Jogos desta terça-feira:

19h30 - Duque de Caxias-RJ x Paraná
19h30 - Figueirense x Náutico
19h30 - Bragantino x São Caetano
19h30 - Ipatinga-MG x ASA-AL
21h - Coritiba x Brasiliense
21h - Ponte Preta x Guaratinguetá
21h50 - Santo André x Portuguesa
21h50 - Vila Nova-GO x Bahia
21h50 - Sport x Icasa-CE
21h50 - América-RN x América-MG

CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B

1 - Guaratinguetá - 7 pontos
Náutico - 7
Brasiliense - 7
Bahia - 7
5 - Paraná - 6 pontos
Figueirense - 6
7 - Bragantino - 5 pontos
Ponte Preta - 5
América-MG - 5
10 - Portuguesa - 4 pontos
ASA-AL - 4
São Caetano - 4
Santo André - 4
14 - Vila Nova-GO - 3 pontos
15 - América-RN - 2 pontos
Coritiba - 2
17 - Icasa-CE - 1 ponto
Sport - 1
19 - Duque de Caxias-RJ - 0
Ipatinga-MG - 0

Nenhum comentário: