quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Novorizontino traça planos para voltar ao futebol profissional na temporada de 2010

A cidade de Novo Horizonte, no interior de São Paulo, está animada. A ideia ainda não vingou, mas, aos poucos, o extinto Novorizontino traça planos para voltar a disputar o futebol profissional. O primeiro passo já foi dado. No próximo dia 27 de setembro, no estádio Jorge Ismael de Biasi, a equipe disputará um amistoso contra o master do Corinthians.

De acordo com Raphael Theodoro, diretor do Novorizontino, o objetivo do clube é aproveitar o dinheiro arrecadado com a renda do amistoso para registrar a equipe na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e colocá-la novamente em atividade na Federação Paulista de Futebol. E, em 2010, disputar o Campeonato Paulista da Quarta Divisão.

O Novorizontino foi fundado no dia 11 de março de 1973, mas com o nome de Pima Futebol Clube, que homenageava uma fábrica de calçados da cidade. A maioria dos funcionários jogava no time, que arrecadava mantimentos para um orfanato.

No futebol amador, o Pima conquistou o bicampeonato da Liga Catanduvense de Futebol (1974/75). O sucesso levou o clube a fazer a inscrição no futebol profissional, com o objetivo de disputar a Terceira Divisão do Paulista.

No profissional, o time não poderia ter o nome de uma empresa. E o Pima, que era presidido por um gaúcho, resolveu homenagear o Grêmio, de Porto Alegre. E nasceu o Grêmio Esportivo Novorizontino.

O amarelo e preto predominaram no uniforme porque eram as cores da fábrica. O mascote do time é o Tigre, por também ter as cores do clube. Em 1977 assumiu a presidência do clube o empresário Jorge Ismael de Biasi, que construiu um estádio com capacidade para 16 mil lugares, que levou o seu nome e ficou conhecido como Jorjão.

O time fez sucesso em pouco tempo e revelou jogadores como Paulo Sérgio (depois defendeu o Corinthians) e Márcio Santos (jogou no São Paulo e Santos, entre outros). Eles foram campeões com a seleção brasileira tetracampeã mundial em 94, nos Estados Unidos). Também foram revelados o goleiro Maurício ( defendeu o Corinthians), a dupla Helder e Alessandro ( atuaram no Santos), Luís Carlos Goiano (brilhou no São Paulo e Grêmio).

O auge do Novorizontino aconteceu em 1990, sob o comando do técnico Nelsinho Baptista, quando a equipe foi vice-campeã paulista, perdendo a final para o Bragantino, do treinador Vanderlei Luxemburgo.

A família Chedid, que atualmente comanda o Bragantino, assumiu o Novorizontino em 1994. Mas o clube praticamente foi a falência. O Tigre foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista e abandonou a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

A partir de 1999, o Novorizontino se retirou do futebol profissional e ficou licenciada na Federação Paulista de Futebol. Agora, em 2010, existe a possibilidade, para alegria da população de Novo Horizonte e das cidades próximas, de o clube voltar a mostrar serviço no futebol paulista.

Um comentário:

Anônimo disse...

olá sempre acompanho o futebol atravéz da internete e achei esse glorioso blog que comenta sobre o futebol do interior.

quero te convidar a conhecer o meu blog, que traz as informações do campeonato de futebol amador de são joão da boa vista.

pordentrodogol.blogspot.com

acesse e deixe um comentário se possivel

obrigado!