sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Duelo entre Corinthians x Santo André deve inaugurar a Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara

A prefeitura de Araraquara, cidade da querida equipe da Ferroviária, está programando uma grande festa para a inauguração do moderno estádio da Arena da Fonte Luminosa, que foi totalmente reformado nos padrões exigidos pela Fifa, com a capacidade para 25 mil lugares cobertos. Se tudo ocorrer como vem sendo programado por políticos e dirigentes, o jogo de inauguração será entre Corinthians x Santo André, válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, que está previsto para acontecer no próximo dia 8 de novembro.

O acordo que pretende levar o Corinthians para atuar na cidade de Araraquara vem sendo acertado com a prefeitura e a empresa Lupo, a mesma que que patrocionou as despesas do Timão no clássico diante do Palmeiras, no Campeonato Paulista, que foi disputado na cidade de Presidente Prudente. Na oportunidade, o atacante Ronaldo fez o seu primeiro gol com a camisa alvinegra.

Os representantes da empresa estão fazendo o mesmo acordo com a diretoria do Corinthians para levá-lo para a cidade de Araraquara no segundo turno do Campeonato Brasileiro. O Santo André também deve lucrar com o jogo na moderna Arena da Fonte Luminosa.

A Ferroviária, que passará a atuar na Arena da Fonte Luminosa, não ficará no prejuízo por não fazer a estreia do novo estádio. De acordo com a prefeitura de Araraquara, o clube da cidade terá uma participação nos ingressos vendidos no duelo entre Corinthians x Santo André.

Informações da Arena da Fonte Luminosa:

O autor do novo projeto arquitetônico do estádio, Lincoln Amaral, apresentou uma maquete eletrônica do estádio em 3D, mostrando a nova cara da Fonte Luminosa. No total, serão investidos na reforma do estádio quase R$ 17 milhões, em convênio entre a Prefeitura e Ministério dos Esportes. O Estádio, que terá capacidade para 25 mil torcedores, com as arquibancadas totalmente cobertas. O projeto prevê a transformação do espaço esportivo em uma arena multiuso, seguindo padrões europeus.

O Estádio da Fonte Luminosa, inaugurado em junho de 1951, iria a leilão se não fosse a ação da Prefeitura com o pagamento de dívidas. Havia cerca de 50 pedidos de penhora. Logo em seguida, várias obras foram realizadas a fim de atender às exigências do Corpo de Bombeiros.

Com as obras de modernização, o estádio está recebendo um novo e moderno sistema de drenagem, irrigação eletrônica, novo gramado, além de ampliações nas arquibancadas, assentos e cobertura.

Primeira fase

Na primeira fase foram feitas as obras de construção de sala de polícia e centro médico, estacionamentos e acesso, ampliação e cobertura das arquibancadas, construção de bar e sanitários, instalação de elevadores, reforma e ampliação das cabines de imprensa, além do novo sistema de iluminação e distribuição de energia elétrica.

Também haverá a construção do Museu de Reminiscências Esportivas, que tem um grande arquivo da história do esporte e do futebol brasileiro. São mais de cinco mil fotos distribuídas hoje nas salas do fundo da casa de Paschoal Gonçalves da Rocha, aficionado do futebol e apaixonado pela Ferroviária.

Segunda fase

Na segunda fase houve a construção de um restaurante, construção de arquibancadas ao lado da área vip com cobertura metálica e assentos, lanchonete, duas lojas e moderno sistema de som, além de obras no complexo esportivo ao redor do estádio, com piscina recreativa, pista de skate, quadra de tênis e quadra de handebol.

O estádio passou por reforma no gramado. Após a retirada da grama antiga, a empresa responsável pelas obras deu inicio à construção do novo e moderno sistema de drenagem. O novo gramado utilizará a grama tipo bermuda, bastante resistente ao pisoteio e com alto poder de regeneração e terá um sistema eletrônico de irrigação. Já o entorno do campo de futebol será preenchido com grama artificial.

Foi demolida parte da arquibancada, que acabou sendo refeita, e o sistema de iluminação foi substituído. O novo tem a mesma tecnologia adotada nos mais modernos estádios brasileiros, casos do Morumbi e da Arena da Baixada, em Curitiba. A Arena da Fonte Luminosa estará 100% pronta em novembro.

Copa do Mundo 2014

O intuito da realização das obras de modernização prevê, ainda, ser uma das bases de concentrações para as seleções que irão disputar a Copa do Mundo de 2014. Isso significa, ser um centro de treinamentos para as seleções, que poderão fazer a preparação visando o mundial.

Além disso, o estádio deverá sediar jogos da Série A1 do Paulista já em 2009, quando os times da capital não poderem utilizar os estádios, como o caso do Palmeiras que passará por reformas no Palestra Itália, e outras partidas de grande porte que serão remanejadas para o interior do Estado.

Nenhum comentário: