segunda-feira, 20 de julho de 2009

Para abandonar a zona do rebaixamento, São Caetano enfrenta o ex-treinador Sérgio Soares, agora no Paraná

O São Caetano iniciou a Série B do Campeonato Brasileiro sob o comando do técnico Sérgio Soares. Mas a equipe teve vários tropeços logo nas primeiras rodadas e a diretoria entendeu que deveria trocar de treinador. Antônio Carlos Zago, ex-dirigente do Corinthians, foi contratado para a função, enquanto Sérgio Soares assumiu recentemente o Paraná Clube, na vaga de Zetti.

Enquanto o São Caetano iniciou uma reação, com duas vitórias por 4 a 0 consecutivas diante do ABC, em Natal; e contra o Duque de Caxias-RJ, no Anacleto Campanella. Já o Paraná acabou com a invencibilidade do líder Guarani, sábado, em Campinas, por 2 a 1.

Mas, na próxima sexta-feira, às 21 horas, no estádio Durival de Brito, em Curitiba, o Paraná, de Sérgio Soares, medirá forças diante do São Caetano, de Antônio Carlos Zago.

- A emoção e a responsabilidade nem se comparam quando eu jogava ou era dirigente. Vida de treinador é pressão a todo momento pelo resultado - diz Antônio Carlos, que desembarcou em São Caetano e precisou reformular o elenco. “Desde que cheguei, eu pedi cinco partidas para poder contratar algumas peças e montar o time. Foi um momento difícil, mas agora estamos fechados, com um grupo que consideramos o ideal para os nossos objetivos”, completou o treinador.

Os volantes Jairo e Adriano, o zagueiro Douglas, os laterais-direito Patricio e Jackson, os meias Eduardo Ramos e Xuxa e os atacantes Washington, Careca e Matheus foram trazidos por Antônio Carlos. Além disso, o técnico deu uma nova chance ao ala esquerdo Bruno Recife e ao jovem Wendell, revelado nas categorias de base.

- Enquanto contratávamos, o time sentiu um pouco e tivemos alguns tropeços, que nos deixou na zona de rebaixamento. Isso assustou todos. O São Caetano é um clube de tradição, que sempre disputou títulos. Mas sabia que uma hora iríamos encaixar, tudo com muito trabalho. Hoje isso está acontecendo - justificou o treinador do Azulão.

Na visão do técnico e de todos os jogadores, o destino voltou a sorrir para o São Caetano na partida contra o Atlético-GO, clube que estava no G-4 da Série B. O empate deu confiança. Depois, outro empate por dois gols, desta vez com a Portuguesa, aumentou a certeza de dias melhores.

- Jogamos bem, sentimos que a reação ganhava corpo a cada dia. As duas goleadas (ambas por 4 a 0, sobre ABC-RN e Duque de Caxias) comprovaram essa evolução no trabalho. Nossa missão agora é tentar terminar o primeiro turno entre os oito da tabela - revelou o volante Adriano.

Com 12 pontos, o Azulão está bem perto de deixar a zona de risco. Está apenas dois pontos atrás do Duque de Caxias (16º) e sete atrás do oitavo (Ceará), restando sete partidas para o fim do primeiro turno – 21 pontos em jogo.

- Depois ainda teremos mais 19 partidas. O campeonato é muito longo e, por isso, acreditamos sim no acesso. Mas vamos dar um passo de cada vez, sem empolgação. E o primeiro objetivo é sair do rebaixamento - completou o zagueiro Marcelo Batatais, que participou dos 31 jogos do Azulão no ano, assim como o goleiro Luiz.

JOGO-TREINO CONTRA PALMEIRAS

O São Caetano encarou nesta segunda-feira o Palmeiras em um jogo-treino, na Academia de Futebol do Verdão, na Barra Funda. As duas equipes, formadas por jogadores que não atuaram os 90 minutos na última rodada de seus respectivos campeonatos, mostraram muita vontade, principalmente pelas presenças dos técnicos do Azulão, Antônio Carlos, e do Alviverde, Jorginho.

O Palmeiras venceu por 1 a 0, mas Antônio Carlos aprovou o resultado do jogo-treino.

- Não temos titulares absolutos. Por isso, estou montando um grupo de atletas que atue no mesmo estilo para, quando solicitado, não mude nossa maneira de jogar. Hoje estou tranqüilo. Quem entrar em campo estará adaptado ao esquema - explicou o treinador do Azulão.

A equipe que iniciou o jogo-treino foi formada por Juninho; Nego, Anderson Marques, Wiliam (Sub-20) e Vando; Dias, Perdigão, Marcinho e Xuxa; Matheus e Careca. Depois entraram Leandro Santos, Natal (Sub-20), Amoroso (Sub-20), Gerson e Wendell.

Enquanto isso, os jogadores que atuaram o jogo todo de sexta-feira, na goleada por 4 a 0 sobre o Duque de Caxias, fizeram um treino regenerativo no Anacleto Campanella.

Nenhum comentário: