sábado, 13 de junho de 2009

Santo André desafia o São Paulo, no Morumbi, enquanto Barueri, em casa, corre atrás da primeira vitória

Santo André e Barueri voltam a campo neste final de semana pela sexta rodada da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. A tarefa do Ramalhão não será nada fácil, pois a equipe mede forças diante do São Paulo, às 18h30 deste sábado, no Morumbi, sem poder contar com o artilheiro Nunes, suspenso, e o lateral-esquerdo Gustavo Nery, em recuperação de cirurgia no joelho. Já a Abelha, que conta com o faro do goleador Pedrão, recebe o Avaí, domingo, às 18h30, na Arena Barueri, correndo atrás da primeira vitória na competição.

O PFC transmite ao vivo a partida entre São Paulo e Santo André a partir das 18 horas. A narração será de Jota Júnior, comentários de Maurício Noriega, reportagens de Marcos Peres e coordenação de Raphael Rezende. No domingo, também pelo PFC, a partida entre Barueri e Avaí também será transmitida, com narração de Odinei Ribeiro, eu estarei nos comentários, a Joanna de Assis nas reportagens e o Paulinho Predella na coordenação.

SANTO ANDRÉ

O técnico Sérgio Guedes não confirmou os substitutos de Gustavo Nery e Nunes. Arthur, que entrou bem no empate por 3 a 3 diante do Santos, e o meia Élvis brigam pela vaga na lateral, enquanto os jovens Júnior Dutra e Ricardo Goulart disputam um lugar no ataque.

Mas, se perdeu dois titulares, o treinador ganhou o retorno de outra dupla. Os meias Marcelinho Carioca, após cumprir suspensão automática, e Pablo Escobar, que defendeu a Bolívia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, estão à disposição para encarar o Tricolor.

- Nós ainda temos algumas dúvidas. É claro que não faremos uma revolução no time titular, mas haverão mudanças, até pelo fato de termos alguns desfalques. O São Paulo é um time bem montado, mas temos o suficiente para chegar no Morumbi e surpreendê-los - afirmou Sérgio Guedes.

Seguindo a linha de raciocínio do treinador, o volante Fernando, que esteve em campo em todos os 26 jogos do Santo André nesta temporada, também acredita em um bom resultado do Ramalhão.

- Nós precisamos jogar com inteligência e não dar espaço para eles. É preciso defender bem e sair com velocidade nos contra-ataques - explicou o capitão, que vai se aposentar no final do ano.

Marcelinho Carioca conhece bem o Morumbi. Na época em que defendeu o Corinthians (1994 até 1997, de 1998 até 2001 e 2006 até 2007), o Pé de Anjo foi campeão em cinco oportunidades no Cícero Pompeu de Toledo. Aos 37 anos, ele foi três vezes campeão paulista (1997, 99 e 2001) e duas vezes brasileiro (1998 e 99).

- Foram anos vitoriosos que nós vivenciamos no Corinthians, mas agora se trata de uma situação totalmente diferente. O Santo André é um time em ascensão no futebol brasileiro e com um projeto sério de se firmar entre os grandes clubes do país. Espero que possamos conquistar a vitória fora de casa - analisou Marcelinho, que chegou ao Ramalhão em 2007 e foi campeão paulista da Segunda Divisão (Série A-2) e vice-campeão da Série B do Brasileiro, ambos ano passado.

Contratado para a disputa do Campeonato Brasileiro, o meia Rodrigo Fabri pode fazer a sua estreia pelo Santo André diante do São Paulo, onde passou sem deixar saudades entre 2006 e 2007. O atleta de 33 anos, que se recuperou de uma contratura muscular na coxa da perna esquerda, foi relacionado pelo técnico Sérgio Guedes.

- Estou muito feliz com a possibilidade de fazer o meu primeiro jogo pelo Santo André. Infelizmente eu tive esse problema na coxa, mas estou recuperado e me sinto pronto para entrar em campo. Se eu for chamado, podem ter certeza de que vou fazer de tudo para aproveitar a oportunidade - prometeu Fabri, revelado pela Portuguesa em 1996.

Já zagueiro Cesinha pede atenção com o ataque do São Paulo, que conta com jogadores de qualidade no setor ofensivo, como os artilheiros Borges e Washington.

- Nós precisamos estar atentos o jogo todo. O São Paulo conta com vários jogadores de qualidade no ataque e é preciso ter cuidado com eles. Independente de quem entrar em campo, não podemos dar espaço para eles - analisou o novato, de 22 anos, revelado nas categorias de base do Ramalhão.

BARUERI

Grêmio Barueri e Avaí, promovidos à elite do futebol nacional em 2008, fazem campanhas idênticas no Brasileirão, com quatro empates e uma derrota em cinco jogos. Apesar de ainda não vencerem, os dois clubes estão fazendo bons jogos e acreditam que por detalhes ainda não conquistaram a primeira vitória no campeonato.

Autor do segundo gol do Grêmio Barueri contra o Goiás e que poderia dar a primeira vitória à Abelha, o meia Everton analisa as atuações da equipe no Campeonato Brasileiro.

- Estamos fazendo bons jogos, assim como o Avaí. Em Goiânia ficamos muito próximos de vencer a partida, mas sofremos o empate nos últimos minutos. Estamos no caminho certo, espero que a nossa primeira vitória aconteça neste domingo - disse Everton.

Everton pede que a equipe esteja ligada e atenta os noventa minutos da partida. A partir de agora o Grêmio Barueri precisa somar o maior númeto de pontos possíveis, principalmente dentro de casa, para correr atrás da vaga na Copa Sul-Americana.

- Assim como nós, o Avaí também quer tirar esse peso de não vencer. Será um grande jogo, mas vamos jogar em casa e precisamos ter atenção e cautela para evitar erros - alertou Everton.

O zagueiro Daniel Marques segue tratando lesão no músculo adultor da coxa direita e dificilmente terá condições de jogo. Xandão deve continuar formando o trio defensivo ao lado de André Luís e Leandro Castan.

- Precisamos seguir treinando forte para conquistarmos as vitórias. Contra o Goiás viramos o jogo e por pouco não vencemos, contra o Palmeiras saímos perdendo por 2 x 0, mas conseguimos buscar o empate e criamos chances para vencer a partida. Vamos continuar trabalhando para alcançarmos nossos objetivos - avisou volante o Ralf, afirmando que o grupo tem personalidade. “Não ficamos encolhidos na defesa esperando os contra-ataques, temos tocado bem a bola em campo e criado boas chances de gol. Acredito que estamos no caminho certo e logo as vitórias acontecerão”.

Para o artilheiro Pedrão, com três gols no Brasileirão, a equipe catarinense é o adversário ideal para o Grêmio Barueri conquistar a primeira vitória na competição.

- É um confronto direto que vamos ter contra um time que está no nível do nosso. Pelo fato de jogarmos em casa precisamos vencer a qualquer custo. Trocaria marcar um gol e me aproximar da artilharia por uma vitória no jogo de domingo - afirmou Pedrão.

Nenhum comentário: