quinta-feira, 18 de junho de 2009

Marcelinho Carioca pode desfalcar Santo André diante do Sport, sábado, em casa

Embalado pelo empate por 1 a 1 diante do São Paulo, no Morumbi, e de olho na vaga na Copa Sul-Americana, o técnico Sérgio Guedes segue preparando o Santo André para o duelo diante do Sport, sábado, às 16h10, no Bruno José Daniel, pelo Campeonato Brasileiro. A grande dúvida da comissão técnica é quanto ao aproveitamento de Marcelinho Carioca, expulso diante do Atlético-MG, que será julgado na próxima sexta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. Já a novidade será o retorno do atacante Nunes, após cumprir suspensão automática

- Nós já temos um time na cabeça, mas ainda é cedo e podemos realizar mudanças. Ainda não sei com quais jogadores eu poderei contar no jogo com o Sport, já que o Marcelinho será julgado na sexta-feira. Sabemos da importância do resultado e vamos trabalhar forte para alcançá-lo - declarou Sérgio Guedes.

Um dos destaques do Santo André nesta temporada, o meia Pablo Escobar vem chamando a atenção de clubes brasileiros e internacionais. Apesar disso, o paraguaio naturalizado boliviano garantiu que seu pensamento está totalmente voltado para o Santo André, onde afirma se sentir em casa.

- Eu fico feliz por saber que há esse interesse. Isso mostra que o trabalho está sendo reconhecido, mas prefiro não ficar pensando nisso. Estou totalmente focado no Santo André e quero ajudar a equipe a vencer no sábado. Me sinto muito bem aqui, onde fui bem recebido por todos - afirmou.

Pablo Escobar chegou ao Santo André no início deste ano e a diretoria andreense já mostrou interesse em renovar o contrato do atleta, que termina no final desta temporada.

Já o artilheiro Nunes, autor de três gols com a camisa do Ramalhão na competição, está animado com o retorno ao time titular. "Estou treinando firme para fazer um bom jogo. Cumpri suspensão e agora estou de volta e quero marcar mais gols. A vitória em casa é importante para dar um salto na tabela e chegar mais perto dos primeiros colocados", avisou.

Para o preparador físico do Ramalhão, Rui Palomo, o bom aproveitamento da pré-temporada na cidade mineira de Jacutinga está sendo o diferencial para a equipe andreense. Segundo ele, o time já vem se preparando desde antes do início da competição para a forte maratona de jogos que terá pela frente.

- Nós tivemos um período muito proveito em Jacutinga. Na pré-temporada é possível controlar mais de perto a alimentação dos atletas e realizar os testes individuais, que mostram as necessidades e pontos altos de cada um. Nesse início de Brasileirão nós também estamos priorizando os trabalhos de força para preparar o time. Em julho, para você ter idéia, nós vamos fazer sete jogos e fica impossível fazer qualquer trabalho de força. Dá para fazer apenas a manutenção - explicou.

O fisiologista Tiago Fukugauti explica como funciona a relação entre fisiologia e a preparação física. "Nós fazemos um trabalho integrado. A fisiologia trabalha a parte teórica da preparação, enquanto o Rui (Palomo, preparador físico) faz o trabalho de campo. Nós estudamos as necessidades individuais de cada atleta e trabalhamos com eles baseados nisso. Não dá para você fazer o mesmo plano de trabalho para dois atletas que exigem atenções diferentes", comparou.

A nutrição também tem um importante papel na preparação dos atletas. A nutricionista Alessandra Favano monta dietas individuais para cada atleta. "Por se tratar de dietas voltadas para atletas, nós priorizamos a reposição de carboidratos. Entretanto, cada jogador mostra uma necessidade diferente e, por conta disso, nós adequamos a dieta a cada um deles".

Em casa, Santo André não perde para nordestinos há quase 2 anos

O Santo André conta com ótimo retrospecto em casa nos duelos contra times nordestinos e está animado para derrotar o Sport. O Ramalhão não perde há quase dois anos. A última derrota aconteceu em setembro de 2007, quando perdeu para o Vitória por 2 a 0, em jogo válido pela Série B. Desde então, a equipe andreense enfrentou nordestinos em sete oportunidades, somando cinco vitórias e dois empates.

O volante Fernando, que chegou ao Santo André em 2007, acredita que os números devem ficar do lado de fora do campo. "É um número interessante, mas não podemos nos apegar a ele. Vamos enfrentar um time que também precisa do resultado, então temos que dar tudo de si para sair com os três pontos", analisou o capitão.

Confira a série invicta:

Santo André 4x2 ABC – 11/11/2008 (Série B)
Santo André 3x0 Fortaleza- 08/11/2008 (Série B)
Santo André 3x2 Ceará – 08/08/2008 ( Série B)
Santo André 1x1 América RN – 22/07/2008 (Série B)
Santo André 3x1 CRB – 01/07/2008 (Série B)
Santo André 2x0 Bahia – 24/05/2008 (Série B)
Santo André 1x1 Fortaleza – 30/10/2007 (Série B)

Nenhum comentário: