segunda-feira, 13 de abril de 2009

Paulínia mantém a base de 2008, treina há três meses, e está pronto para a Quarta Divisão do Paulista

O Paulínia aposta na força do entrosamento, no elenco com mais de 30 jogadores, e na base da equipe que disputou a competição de 2008 para entrar firme na luta pelo título do Campeonato Paulista da Quarta Divisão a partir deste final de semana. O técnico será Ademilson Venâncio, que está satisfeito com o desempenho da equipe nos amistosos realizados até agora.

Nos amistosos e jogos-treino realizados pelo Paulínia, a equipe empatou em 4 a 4 com os juniores do Guarani, venceu os juniores da Ponte Preta por 2 a 1, empatou com os reservas do União Barbarense por 0 a 0, derrotou os reservas da Ponte Preta por 1 a 0, e ganhou de um combinado de jogadores do Mauaense e Ituano por 4 a 2.

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, a diretoria fez uma enquete com torcedores da cidade de Paulínia para definir o seu mascote. E ganhou o dinossauro (veja ao lado).

HISTÓRIA

De acordo com o site oficial, após anos de dedicação à formação de equipes amadoras em Paulínia e região, Francisco Almeida Bonavita Barros queria montar uma equipe profissional com nome da cidade de Paulínia e que fosse um exemplo nas questões esportivas, sociais e administrativas.

Ao lado de cerca de 40 sócios-fundadores, Bonavita fundou o Paulínia Futebol Clube em 10 de junho de 2004, sendo eleito o primeiro presidente da entidade, uma associação sem fins lucrativos. Em 17 de dezembro do mesmo ano, o clube foi registrado junto à Federação Paulista de Futebol (FPF).

Em 2005, para chegar ao tão sonhado time profissional, o clube adotou a estratégia de começar pela base, o que permitiria um crescimento mais sólido e duradouro. As atividades tiveram início em março de 2005 com apenas 60 garotos de 12 e 13 anos. O Paulínia participou da Copa São Paulo da Associação Paulista de Futebol (ASP) nas categorias sub-13 e sub-12.

A equipe sub-12 do Paulínia surpreendeu ao chegar à semifinal. Perdeu de 2 x 1 para o Santo André, ficando entre os quatro melhores do Estado, ao lado do Corinthians (campeão), Santo André (vice) e Portuguesa. O sub-13 conquistou a vaga para a fase eliminatória depois de passar pela chave mais concorrida da categoria. Ficou em quinto lugar na chave, atrás da Portuguesa, Santo André, Corinthians e São Caetano. O PFC chegou à final contra o Santo André, que venceu na prorrogação por 2 x 1. A conquista do troféu de vice-campeão superou as expectativas do clube e surpreendeu os grandes times da capital e interior de São Paulo.

Neste mesmo ano, durante dois meses, o Paulínia preparou a equipe sub-20 para representar Paulínia nos Jogos Regionais de Araras. Apesar do pouco tempo de treinamento, o time conquistou o melhor resultado que a cidade já obteve na modalidade – ficou em quinto lugar. A partir deste ano, o clube assumiu o compromisso de sempre representar a cidade nos Jogos na modalidade futebol de campo.

Em 2006, o PFC passou a ter 150 jogadores distribuídos em 5 categorias: sub-12, sub-13, sub-14, sub-15 e sub-17. Treinando de 2 a 5 vezes por semana sob a orientação de profissionais qualificados, os atletas também começaram a ter um trabalho mais completo de formação. Além das assessorias de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e pedagogia escolar, que vinham sendo realizadas desde 2005, o clube incluiu as áreas de nutrição e odontologia.

No segundo semestre, o PFC deu um importante passo na questão sócio-educacional da cidade. Após a inscrição de mais de 300 garotos de 6 a 13 anos, iniciou-se o Projeto de Iniciação ao Futebol (PIF). As aulas gratuitas de futebol a crianças e adolescentes de Paulínia foram idealizadas com base no princípio de educar através do esporte.

Já em 2007, o clube começou com mudança no quadro diretivo do clube. O presidente Francisco Almeida Bonavita Barros pediu afastamento do clube para assumir a presidência da Câmara Municipal de Paulínia. O vice-presidente e advogado, Fabio de Paula Valadão, passou a responder como presidente.

Com cerca de 40 profissionais trabalhando na formação de mais de 650 garotos de 6 a 19 anos, a novidade do ano foi a estréia do juniores no Campeonato Paulista sub-20 – 2ª. divisão, no segundo semestre.

Ao final de 2007, o desempenho nas competições, colocou o Paulínia FC mais uma vez entre os melhores clubes formadores de atletas do estado. As categorias sub-12, 13 e Infanto ficaram entre os quatro melhores e as demais equipes apresentaram bom desempenho ao longo do ano, superando as expectativas do departamento de futebol.

No ano passado, logo no começo de janeiro, o Paulínia entrou em campo na 39ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, pelo grupo U com sede em Paulínia. Foi uma ótima experiência tanto para a cidade, que recebeu nota 10 na organização, quanto para o clube, que se mostrou competitivo numa chave disputada por equipes tradicionais: Vitória (BA), Avaí (SC) e São Caetano (SP).

Em menos de quatro anos de vida, o clube estreou na Quarta Divisão do Campeonato Paulista com o primeiro time profissional da história da cidade. E agora em 2009, o Paulínia vem forte em busca do acesso à Terceira Divisão (Série A-3)

Site oficial: www.pauliniafc.com.br

GRUPO 3

PAULÍNIA
Guaçuano (Mogi Guaçu)
Independente (Limeira)
Lemense (Leme)
Palmeirinha (Porto Ferreira)
Radium (Mococa)
Sumaré
Velo Clube (Rio Claro)

ESTREIA

19 de abril

10h - Paulínia x Independente - Estádio Luiz Perissinotto, em Paulínia

Nenhum comentário: