sexta-feira, 10 de abril de 2009

Palestra de São Bernardo faz parceria com Santo André para lutar pelo título da Quarta Divisão

O ABC Paulista voltará a ter mais um time disputando o futebol profissional em São Paulo. Depois de Santo André e São Caetano, na Primeira Divisão; São Bernardo, na Terceira; o Palestra de São Bernardo (veja o mascote ao lado) voltará a disputar a Quarta Divisão em grande estilo, com o objetivo de correr atrás do título após 11 anos de inatividade.

Em busca do título da Quarta Divisão, o Palestra fez uma excelente parceria com o Santo André, que não vai disputar a Copa Paulista de Futebol, no segundo semestre deste ano, e cedeu 20 jogadores para o vizinho de São Bernardo do Campo.

A parceria é tão forte que até o treinador, o ex-atacante Sandro Gaúcho, foi cedido pelo Santo André ao Palestra. Vale lembrar que o time B do Ramalhão fez brilhante campanha e chegou nas fases decisivas da Copa Paulista de 2008.

HISTÓRIA

Alfredo Sabatini, ex-jogador do São Bernardo, fundou o Palestra São Bernardo no dia 1º de setembro de 1935. Mas o nome do clube era Palestra Itália de São Bernardo, em homenagem a enorme colônia italiana no município de São Bernardo do Campo.

Mas em função da II Guerra Mundial, em 1940, os clubes que faziam menção aos países que estavam em combate foram obrigados a alterar os nomes por determinação do Presidente da República Getúlio Vargas. Foi assim Palmeiras, Cruzeiro e Coritiba. Porém, como a palavra Palestra tinha origem grega, o clube retirou o Itália e a partir de 42 virou o Palestra de São Bernardo.

Entre 1950 e e 1951, o Palestra disputou a Segunda Divisão. Mas entrou em recesso e voltou a jogar no futebol profissional somente em 1986, na Terceira Divisão. Mas a partir de 1992 voltou a fechar suas portas.

O retorno ao futebol profissional aconteceu em 1997, quando foi campeão da extinta Série B1-B, ou seja, a Quinta Divisão do Paulista. O clube subiu para a Quarta Divisão e depois fechou para balanço. Em 2005, o Palestra foi reformulado e mudou suas cores e mascote. O verde deu espaço ao vermelho, assim a coloração do clube passou a ser verde, branco e vermelho. O símbolo do clube, que era o periquito, virou um cachorro da raça São Bernardo.

O Palestra chegou a mudar o nome para PSB, mas como parecia coisa de partido político, o clube voltou a se chamar Palestra, que descobriu ex-lateral-esquerdo e hoje meia Zé Roberto em suas categorias de base. Depois, o garoto seguiu para a Portuguesa, onde acabou se consagrando e chegando a disputar Copa do Mundo e Copa América com a camisa da seleção brasileira.

HINO DO PALESTRA DE SÃO BERNARDO

Nasceu para vencer e para a Glória
Tem a força de um gigante juvenil
Vermelho e branco as cores da nossa cidade
PSB é o orgulho do Brasil
Porque o vermelho é o meu sangue lutador
Branco da Paz da Alegria e do Amor
“P” de Paixão e de Poder
Eu tenho orgulho de dizer
PSB sou São Bernardo até morrer

Por imigrantes italianos foi fundado
Quando o Palestra então se imortalizou
Mas sem deixar de respeitar o teu passado
PSB agora revolucionou

Porque o vermelho é o meu sangue lutador
Branco da Paz da Alegria e do Amor
“P” de Paixão e de Poder
Eu tenho orgulho de dizer
PSB sou São Bernardo até morrer

Em campo é vencedor é soberano
É show de bola que encanta a nação
Torcida fabulosa que levanta
para gritar É Campeão! É Campeão!

Porque o vermelho é o meu sangue lutador
Branco da Paz da Alegria e do Amor
“P” de Paixão e de Poder
Eu tenho orgulho de dizer
PSB sou São Bernardo até morrer

GRUPO 6

Barcelona
Guarulhos
Jabaquara
Mauaense
PALESTRA
São Vicente
Taboão da Serra

ESTREIA

19 de abril

10h - São Vicente x Palestra - Estádio Mansueto Pierotti, em São Vicente

Nenhum comentário: