segunda-feira, 20 de abril de 2009

Deu tudo errado para o América na última rodada da Segunda Divisão (Série A-2)

Amigos, eu estive na cidade de São José do Rio Preto no último final de semana, onde trabalhei pelo SporTV em Mirassol, município vizinho, na brilhante vitória do Barueri por 5 a 3 diante do Mirassol, pelo Torneio Troféu do Interior. E o que me deixou impressionado, além do sensacional carnaval fora de época, a famosa Micareta, com shows da Ivete Sangalo e Banda Eva, foi a tristeza dos torcedores do América (veja o mascote ao lado) e Rio Preto, eliminados do quadrangular decisivo do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A-2), que dará quatro vagas no grupo de elite do futebol paulista em 2010.

O detalhe curioso na rivalidade entre os dois clubes de São José do Rio Preto é que o América, que não fez a sua parte e ficou no empate sem gols diante da rebaixada Ferroviária, em Araraquara, na última rodada, é que o clube foi eliminado dos quadrangulares decisivos porque o Rio Preto perdeu, em casa, para o Taquaritinga por 1 a 0. O CAT ficou com a oitava vaga, enquanto o América caiu para a nona colocação e entrou em férias mais cedo.

O Rio Preto, que fez boa campanha ao longo da competição, comandado pelo técnico Vilson Tadei, caiu de produção justamente na reta final da Série A-2. E, ao contrário do América, que foi eliminado na última rodada, ficou fora da disputa um pouco antes.

É claro que o América lamentou muito a derrota do Rio Preto, em São José do Rio Preto, no último domingo. Mas o clube, que dependia apenas de uma vitória diante da rebaixada Ferroviária, que jogou com a maioria dos garotos das categorias de base, teve péssima atuação em Araraquara e ainda desperdiçou uma cobrança de penalidade logo no início do primeiro tempo.

O pênalti foi cobrado Fabrício e defendido pelo goleiro Eder. Mas, ao longo dos 90 minutos, a Ferroviária foi melhor em campo e poderia até ter vencido o América, que acreditava pelo menos no empate do Rio Preto diante do Taquaritinga para ficar com a última vaga.

O problema é que o gol do Taquaritinga em cima do Rio Preto aconteceu somente aos 32 minutos do segundo tempo, através de Goiano, e quando o América ficou sabendo já era tarde. Apesar de pressionar nos minutos finais, o empate sem gols diante da Ferroviária eliminou a equipe de São José do Rio Preto e garantiu a vaga para o CAT.

Resta de consolo para a dupla América e Rio Preto a classificação para a Copa Paulista de Futebol, no segundo semestre deste ano. É preciso saber se os eternos rivais estarão interessados em participar da deficitária competição, que dará ao campeão a vaga na Copa do Brasil em 2010.

Nenhum comentário: