segunda-feira, 27 de abril de 2009

Definidos os 32 clubes que disputarão a Copa Paulista de Futebol, mas a maioria da Primeira Divisão vai desistir

Terminou a fase de classificação do Campeonato Paulista da Primeira, Segunda e Terceira Divisões (Série A-1, A-2 e A-3). E, de acordo com os regulamentos, na teoria já estão definidos os 32 clubes que disputarão a Copa Paulista de Futebol, a partir de 12 de julho, que dará ao campeão a vaga na Copa do Brasil de 2010.

Os 12 classificados da Primeira Divisão são: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Portuguesa, Santo André, Mirassol, Grêmio Barueri, Ponte Preta, Bragantino, São Caetano e Paulista.

Os 11 classificados da Segunda Divisão são: Atlético Monte Azul, União São João, Rio Branco, Rio Claro, Flamengo, São José, Sertãozinho, Taquaritinga, América, São Bernardo e União Barbarense.

Os nove classificados da Terceira Divisão são: Votoraty, Pão de Açúcar, Grêmio Osasco, Itapirense, Francana, XV de Piracicaba, Penapolense, Osvaldo Cruz e Olímpia.

Mas, se na teoria, as equipes classificadas já estão definidas, na prática a maioria dos clubes, principalmente da Primeira Divisão, não disputará a Copa Paulista. Por exemplo: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos e Portuguesa não têm interesse no torneio.

O Santo André emprestou o seu time B para o Palestra, de São Bernardo do Campo, disputar a Quarta Divisão, e também não disputará a Copa Paulista. Barueri, São Caetano, Guarani e Ponte Preta ainda não decidiram, mas também poderão desistir.

Pelo regulamento da Copa Paulista de Futebol, se um time desistir da competição, o clube que não estiver classificado e for da mesma divisão pode herdar a vaga. Mas existe a possibilidade até de equipes da Segunda e Terceira Divisões ficarem com as vagas dos times da Primeira Divisão.

COPA PAULISTA DE FUTEBOL

Na primeira fase da Copa Paulista de Futebol, que tem início no dia 12 de julho, os clubes serão dividos em quatro grupos regionalizados, com oito participantes cada. Eles jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte os quatro times mais bem colocados de cada grupo.

Já na segunda fase, as 16 equipes formarão quatro grupos com quatro equipes cada e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte os dois times mais bem colocados de cada grupo. Com os oito classificados, o campeonato passa a ser decidido no sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta até a decisão da competição, prevista para o dia seis de dezembro.

Nenhum comentário: