terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Francana aposta na experiência para lutar pelo título da Terceira Divisão

A torcida da Francana (veja o mascote ao lado) não aguenta mais ver o time disputando o Campeonato Paulista da Terceira Divisão. O popular clube de Franca, que já brilhou na Primeira Divisão entre o final da década de 70 e o início da década de 80, faz tempo que não monta um time forte e competitivo para lutar por títulos. Mas, em 2009, a diretoria apostou em profissionais com experiência para trabalhar no departamento de futebol. Além disso, contratou, mais uma vez, o atacante Elivélton, que já conquistou títulos com São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e seleção brasileira, e no goleiro Pitarelli, de 33 anos, que estava no Rio Preto.

Mas os reforços experientes não terminaram na Francana, que também é conhecida por Veterana e Feiticeira. O atacante Luizão foi tentado e não chegou a um acordo financeiro com a diretoria. O mesmo aconteceu com Sorato e Camanducaia. A bola da vez agora é Renaldo, que brilhou no Atlético-MG, e passou por Corinthians e Palmeiras. Ele vem conversando com os dirigentes e pode reforçar o clube.

No departamento de futebol, o ex-zagueiro Juninho Fonseca, que já foi treinador, inclusive do Corinthians, assumiu a gerência no início do ano e está ajudando a estruturar o clube. O primeiro passo foi contratar para treinador o ex-lateral-direito Edson Boaro, conhecido por Abobrão, que teve passagens por clubes do interior, do Norte do país, e recentemente trabalhou nas categorias de base corintiana.

Edson Boaro pretende armar um time ofensivo na estreia contra o Grêmio Osasco, no próximo sábado, às 16h, fora de casa, contra o Grêmio Osasco. Mas não deve abrir mão dos três zagueiros, deixando Elivélton na armação das jogadas, com Cleiton Carreta e Jackson no ataque.

Elivélton, aos 37 anos, está animado por voltar a vestir a camisa da Francana. No ano passado, ele atuou em Franca, foi o artilheiro da equipe na Terceira Divisão, com sete gols, mas admitiu que o time não tinha potencial para lutar pelo acesso. Mas, agora em 2009, o experiente jogador acredita que a história será diferente.

O elenco da Francana também está entusiasmado com a humildade de Elivélton, que rejeita tratamento de estrela e está sempre pronto para ajudar os companheiros. O jogador lembra com carinho dos inúmeros títulos conquistados no passado, mas faz planos para encerrar a carreira em 2011, quando pretende disputar a Primeira Divisão pelo clube.

- Não quero ser o salvador da pátria. Quero ser apenas mais um jogador no grupo, que possa ajudar os meus companheiros com a minha experiência e vontade de vencer - costuma dizer Elivélton.

O goleiro Pitarelli também vem aproveitando o período de treinamentos para trocar idéias com o grupo e mostrar a importância do título da Terceira Divisão para a carreira de cada jogador. Já Edson Boaro, que pediu a contratação de mais um zagueiro e um atacante, está satisfeito com o nível técnico do time e aposta no acesso à Segunda Divisão.

Nenhum comentário: