segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Rebaixados na Série B em ação no Paulistão


Paulista e Ituano fizeram uma campanha pífia na Série B do Campeonato Brasileiro na temporada passada. As duas equipes foram rebaixadas para a Série C com campanhas simplesmente ridículas. O time de Jundiaí somou apenas 45 pontos em 38 jogos (12 vitórias, nove empates e 17 derrotas. Foram 58 gols a favor e 61 contra). Lamentável! Já a equipe de Itu conseguiu ser ainda pior. Foi a lanterna, praticamente de ponta a ponta . Fez 33 pontos (oito vitórias, nove empates e 21 derrotas. Marcou 41 gols e sofreu 74). Uma das piores campanhas de todos os tempos na história da competição.
Mas os rebaixados Paulista e Ituano iniciarão a temporada de 2008 tentando dar a volta por cima no Campeonato Paulista. As duas equipes estão na Primeira Divisão e terão de mostrar um futebol convincente para não serem rebaixadas. Garantir a classificação para as semifinais, como os considerados azarões Bragantino e São Caetano fizeram no ano passado, é uma missão praticamente impossível para os clubes de Jundiaí e Itu.
A diretoria do Paulista admite abertamente que não tem condições de lutar pela classificação. A meta é modesta. Permanecer na Primeira Divisão. E mais nada. Tanto que a única estrela será o meia Rodrigo Fabri (foto), que era reserva na Série B. A maior esperança de gols da equipe era o atacante Gilsinho. Mas dias antes de estrear no Paulistão, o jogador foi emprestado até o final do ano para o Jubilo Iwata, do Japão. Antes, o meia Marcelinho já havia acertado a sua transferência para o União Leiria, de Portugal. O técnico Marcus Vinícius é outra aposta do clube de Jundiaí.
Já o Ituano recebeu uma injeção de dinheiro no início deste ano. O clube fez uma parceria com a Traffic, a mesma empresa de marketing esportivo que está bancando Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras, e contratando reforços de peso para o Verdão, como Diego Souza e Lenny, além de ter parte dos direitos federativos de Gustavo, Pierre, Diego Cavalieri e Caio, que já se mandou para o futebol alemão.
O patrocinador do Ituano já levou para o clube os jogadores do Palmeiras que foram descartados por Luxemburgo: os atacantes Alex Afonso e Luís, que formarão a dupla ofensiva titular, e o volante Vinícius. Além disso, contratou o técnico Pintado, que em 2005 foi campeão e levou a Inter de Limeira para a Primeira Divisão do Paulistão. O supervisor será o ex-atacante Lê, que brilhou no São Paulo na década de 80.
Com um novo parceiro, o Ituano também mudou o seu uniforme. O número um é inteira vermelha, sem as tradicionais listras pretas. Já a numero dois é inteira branca. A diretoria do clube de Itu aposta em uma boa campanha. Ser o campeão do Interior, repetindo a proeza do Guaratinguetá em 2007, já está de bom tamanho.
O Paulista estréia no Paulistão nesta quarta-feira, às 19h30m, contra o Rio Claro, na cidade de Rio Claro. O Ituano também começa a sua caminhada fora de casa, nos mesmos dia e horário, diante da Ponte Preta, em Campinas.

Nenhum comentário: